Facilidades de contas digitais PJ estão atraindo empresários

São Paulo, SP 29/10/2020 –

Vantagens oferecidas pelos serviços estão levando empresariado a procurar as fintechs

Usar os serviços bancários pelo celular já é rotineiro na vida de pessoas físicas. Segundo a Pesquisa de Tecnologia Bancária 2020 da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), o número de contas bancárias abertas pelo smartphone cresceu 66% no último ano. Dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontam que 40% dos consumidores já utilizaram cartões de bancos digitais pelo menos uma vez.

Com a pandemia do coronavírus, o modelo de economia no geral, incluindo os bancos, viu-se na necessidade de realizar operações à distância e a tecnologia aparece como principal ferramenta para isso. Segundo o Ministério da Economia, mais de 700 mil empresas foram abertas no Brasil no segundo quadrimestre de 2020 e, seguindo a tendência, elas também precisarão utilizar de meios digitais para prosperar nos negócios.

Diante desse cenário, em que a economia dá sinais de retomada, os bancos digitais e fintechs surgem como aliados vantajosos também dos empresários, podendo oferecer diferentes recursos, ajudar no crescimento e facilitar a organização e administração das finanças do negócio.

Uma nova realidade para os empresários
Houve um tempo em que abrir uma conta bancária era um processo burocrático e que tomava muito tempo das pessoas. Se fosse uma conta voltada para empresas, ou seja, pessoas jurídicas, era necessário muitas vezes tirar um dia inteiro para conseguir realizar a abertura da conta.

Atualmente, com o advento das fintechs, todo o trâmite para o micro, pequeno, médio ou grande empresário conseguir abrir uma conta usando o CNPJ ficou muito mais prático e eficiente, podendo ser realizado em minutos, da cadeira do próprio escritório. A tecnologia, que já tem sido grande aliada dos empreendedores, agora traz uma tendência que parece ter vindo em definitivo: as contas digitais.

Mais praticidade e economia para o bolso do empreendedor
Dentre as facilidades que uma conta PJ digital oferece, a praticidade é um dos principais atrativos a favor dos bancos digitais, além de oferecer mais transparência e outras vantagens à pessoa jurídica, que, muitas vezes, não são encontradas nos bancos tradicionais.

Além da agilidade nas transações, as tarifas para manutenção de contas e os demais serviços bancários são muito mais acessíveis em contas digitais e, em alguns casos, não há cobrança. Isso pode ser fundamental para micro e pequenas empresas, que buscam reduzir ao máximo os gastos e despesas supérfluas para crescer.

Também vale destacar a desburocratização dos processos, desde o momento da abertura da conta, até as operações como pagamentos, que agora tem diversas opções e podem ser unificadas na conta. Tudo isso une o melhor dos dois mundos para o empresário, oferece mais agilidade e barateia os custos de manutenção da conta.

Outras funcionalidades oferecidas pelas contas digitais podem ser muito úteis na hora de gerir uma empresa, independentemente do seu porte: um determinado número de TEDs gratuitos por mês; agendamento de pagamentos de boletos; extratos personalizados; folhas de pagamento editáveis, boletos com memorização de dados; saques em Bancos 24 horas e lotéricas; máquinas de cartão; serviços extras como recarga de celular e, para as empresas de menor porte, os bancos digitais costumam oferecer mais facilidade na hora de obter um crédito.

Esses são alguns dos recursos que os bancos digitais oferecem e que podem ser um diferencial positivo em relação aos bancos convencionais, que ainda estão se adaptando com a necessidade de operações digitais.
Márcio Barnabé, Chief Marketing Officer da UzziPay, fintech ecológica que conserva uma árvore da Amazônia a cada novo cliente, afirma que é fundamental criar ferramentas para ajudar o brasileiro a empreender.

“Com a pandemia, muitas pessoas recorreram para o empreendedorismo, investindo em negócios próprios, e é nossa função oferecer recursos para facilitar esse processo”, pontua.
No caso da UzziPay, eles incentivam a chamada “inclusão financeira”, que possibilita a abertura de conta sem consulta ao CPF ou CNPJ.

Para as empresas que possuem funcionários registrados, através da conta PJ UzziPay existe a possibilidade de fazer o upload da folha de pagamentos e agendar o dia para os vencimentos serem acertados. Tudo isso feito 100% online, sem a necessidade de demandar tempo ou até mesmo um funcionário – o clássico office-boy – para esperar em filas de banco por horas para realizar saques, transferências, entre outros.

A fintech, que foi fundada na região da Amazônia, também tem forte engajamento no cuidado com o meio ambiente, financiando a preservação de uma área de 700 hectares de reserva legal da maior floresta tropical do mundo. A área sob responsabilidade da companhia fica na cidade de Porto Velho (RO), onde atua protegendo essa área contra a exploração ilegal.

Cuidado com a região Norte do país
A agilidade na abertura e na solicitação dos serviços de contas empresariais chega para ajudar bastante as pessoas que têm o objetivo de investir no próprio negócio em regiões mais afastadas das grandes cidades, como é o caso do interior dos estados do Norte. Com a grande distância entre as cidades menores e as capitais dos estados dessa região, muitas vezes o acesso aos bancos fica prejudicado.

Barnabé reforça que encurtar prazos e distâncias pode motivar justamente o empreendedor das pequenas cidades, podendo gerar um ciclo de benefícios para o Estado. “Agora ele não vai precisar mais se deslocar quilômetros e ir até uma agência para abrir uma conta, solicitar um crédito. Isso pode motivá-lo a investir e movimentar a economia da sua própria região”, afirma.

Ele pontua que as soluções digitais são extremamente importantes para que um número cada vez maior de pessoas que possuem um negócio tenha acesso aos serviços bancários.

“Além de facilitar a vida do empreendedor, as contas digitais realizam uma importante inclusão”, finaliza Márcio Barnabé.

Web Site: