Focus Energia investe mais R$ 25 milhões em novo projeto de energia limpa em Minas Gerais

12/5/2020 –

A Focus Energia finaliza a construção de mais uma nova usina hidrelétrica, ampliando ainda mais seu leque de empreendimentos de geração de energia elétrica limpa e renovável. Com um investimento da ordem de R$ 25 milhões, a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Cachoeira do Espírito Santo entra em fase final de obra neste mês de maio com conclusão prevista para janeiro de 2021, quando deverá entrar em operação, com 1.6 MW de capacidade instalada.

Localizada na Zona da Mata Mineira, município de São Francisco do Glória, em Minas Gerais, a CGH Cachoeira do Espirito Santo estará conectada à distribuidora CEMIG e terá capacidade para abastecer até 6.000 mil residências. “A energia gerada será destinada para atender diretamente clientes de baixa tensão, operando na modalidade de Geração Distribuída, o que permite que a energia seja compensada na tarifa do cliente, oferecendo preços mais competitivos”, explica Alexandre de Oliveira, sócio-diretor da Focus +, segmento criado dentro do plano de expansão da comercializadora Focus Energia destinado a empreendimentos de Geração Distribuída.

Focus + Atualmente, a Focus + já conta com cerca de 15 projetos de diversos portes em diversas regiões do Brasil. “Em breve estaremos atuando em diversas frentes, seja em GD, como no Mercado Livre e Regulado em outros estados do Brasil”, observa Alexandre.

A empresa iniciou os investimentos em geração de energia renovável em 2017, com a operação de duas CGHs, localizadas no município de Barbacena-MG: a CGH Ilhéus (2,6 MW) e a CGH Lavras (1,2 MW). Com isso, a Focus passou a oferecer novas opções de aquisição de energia no Mercado Livre e Geração Distribuída.

Em 2020, a Focus pretende inaugurar uma nova CGH em Camanducaia, também em Minas Gerais. Com capacidade instalada de 2,6MW, a pequena usina poderá abastecer cerca de 10 mil residências do município, aumentando o potencial e a qualidade de crescimento regional. Este é o quarto empreendimento de geração da Focus Energia, e o segundo voltado para geração distribuída.

Energia Limpa- A CGH Cachoeira do Espírito Santo é uma usina de pequeno porte sem reservatório, do tipo fio d’água utilizando somente a própria queda do rio e respeitando o seu curso natural.

As CGHs são pequenas usinas hidrelétricas com até 5 MW de potência. Por serem hidrelétricas menores, os impactos ambientais destas usinas também são bem inferiores quando se compara às grandes hidrelétricas que necessitam de reservatório em grandes áreas inundadas.

Além disso, outra característica que enriquece as qualidades de sustentabilidade deste tipo de empreendimento é que, por suas características construtivas em rios com pouca vazão, com geração de energia de forma descentralizada, as regiões são beneficiadas com programas ambientais desenvolvidos pelas empresas, como reflorestamento das bordas dos reservatórios, monitoramento contínuo da qualidade de água, da fauna e da flora.

Outro aspecto positivo é que, considerando toda a cadeia produtiva, apresentam as menores emissões de gases de efeito estufa. “Em relação à CGH Cachoeira do Espírito Santo, podemos dizer que evitaremos a emissão de mais de toneladas de CO2 por ano”, complementa Alexandre.

Sustentabilidade- O Brasil é considerado um dos países com a maior riqueza hidrográfica do mundo. As pequenas usinas hidrelétricas de fio d’água estão distribuídas por praticamente todas as regiões brasileiras e instaladas próximas aos centros de consumo. Uma grande vantagem, pois dispensa investimentos em grandes linhas de transmissão e reduz as perdas com escoamento da energia gerada.

E esta característica, de geração descentralizada, também ajuda a fomentar as economias das cidades onde estão implantados os projetos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as regiões onde as pequenas usinas são instaladas apresentam uma significativa elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pois a cadeia produtiva fomenta o aumento da geração de empregos, de renda, de arrecadação fiscal, ajudando a desenvolver as economias locais.

Na CGH Cachoeira do Espírito santo, serão executados 21 programas sócioambientais. Estima-se que haverá um recolhimento de cerca de R$ 500 mil em ISS retido para o município durante a implantação da CGH, com a contribuição de ISS durante a operação. Durante a fase de construção da Cachoeira do Espírito Santo, deverão ser gerados cerca de 50 empregos diretos mais 250 indiretos.

Sobre a Focus Energia- Com mais de 15 anos de experiência no setor elétrico, a Focus Energia, uma das maiores comercializadoras do País, tem investido cada vez mais na ampliação do leque de negócios voltados à geração de energia elétrica de fonte limpa e renovável. A proposta da Focus Energia é atuar no setor de energia elétrica com soluções inteligentes que possibilitem negócios sustentáveis de longo prazo. Atualmente a empresa atua em quatro segmentos: geração de energia, comercialização, geração distribuída e serviços de inteligência.

Website: http://www.focusenergia.com.br/