DANFE: o que é, como funciona e como emitir?

23/1/2020 – O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, conhecido como DANFE, é uma versão simplificada da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

O DANFE, Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, deve ser impresso por um vendedor antes do início da circulação de uma mercadoria, mas poderá ser reimpresso para atender às exigências tributárias de contribuintes.

Além do código de barras e da chave numérica com 44 dígitos, que dão acesso à consulta da NF-e, o documento apresenta informações básicas sobre as operações em curso, como data e horário de venda, informações de transporte, descrição dos produtos, remetente e destinatário.

Para que serve

O DANFE é uma representação simplificada da Nota Fiscal Eletrônica, que apesar de conter as principais informações da NF-e, não pode substituí-la. Entre as funções do DANFE, a mais comum é facilitar o acesso e a conferência de dados por meio da chave numérica do código de barras.

Além disso, é um documento obrigatório para a circulação de mercadorias. E nos casos em que o destinatário não é contribuinte credenciado para a emissão de NF-e, o DANFE funciona como um comprovante de operações.

Informações obrigatórias

Apesar de ser um pouco flexível, existem informações da NF-e que precisam ser preenchidas no DANFE. Em sua maioria, dados relacionados ao produto:

– Dados do emitente;

– A frase “Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE;

– Natureza da operação;

– Data e hora de saída da mercadoria;

– Dados da transportadora;

– Nome completo, CPF e endereço do destinatário.

Como emitir

Antes de iniciar a emissão de NF-e com qualquer software, existe uma série de passos necessários para preparar um comércio para a emissão de documentos fiscais:

1. Entrar em contato com um Contador: a implantação da NF-e requer algumas configurações que necessariamente precisarão da orientação de um contador.

2. Adquirir um certificado digital padrão ICP-BR modelos A1 ou A3.

3. Realizar o credenciamento na Secretaria da Fazenda do estado em que o comércio está localizado, nos ambientes de Homologação e Produção.

4. Encontrar um Programa para emitir Nota Fiscal eletrônica que atenda às necessidades do comércio.

5. Cadastrar no IBPT e baixe a tabela do VAT (Valor Aproximado de Tributos).

6. E por fim, completar o cadastro dos produtos com NCM e Tributação.

Vantagens de emitir NF-e com o NEX

Para quem é optante do Regime Simples Nacional, o Programa NEX é o sistema com controle de vendas e emissão de NF-e mais em conta do mercado. Oferece a opção de emitir NF-e de uma forma muito simples, sem alterar o processo de venda de uma loja. E é ilimitado! Não existe quantidade máxima para emissão de NF-e.

Mesmo com toda a complexidade da NF-e, a tela de vendas do Programa NEX não sofre alterações ao aderir ao Plano FISCAL. Basta configurar a NFe uma única vez todos os processos burocráticos e complicados para emitir uma nota somente com um click.

Além disso, conta com emissão automática, logo após a venda. Assim, o comerciante não se preocupa em imprimir ou enviar uma nota para o cliente, o próprio NEX faz a emissão da NF-e automaticamente logo após a conclusão da venda.

Website: http://programanex.com.br