Franquia é alternativa para quem não pretende retornar ao trabalho pós-pandemia

Curitiba/PR 19/11/2020 – Para que a escolha da franquia seja bem-sucedida é preciso pesquisar porque a oferta é bastante variada – têm modelos para todos os bolsos e segmentos.

A crise trouxe muitas incertezas diante do desemprego, mas também a vontade de dar um novo rumo na vida para milhares de brasileiros. Investir no seu próprio negócio tem sido uma boa alternativa, e o mercado de franquias se mostra atrativo e como opção mais segura para quem busca retorno financeiro.

Se por um lado os últimos meses foram de altos índices de desemprego em decorrência da quarentena imposta pelo coronavírus, por outro lado a crise econômica gera oportunidades de negócios para quem quer empreender e mudar de vida. A taxa de desemprego no Brasil subiu para 13,8% no trimestre encerrado em julho, a mais alta da série histórica iniciada em 2012, e atinge 13,1 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Leandro Krug, consultor de Franquias, Varejo e Marketing, muitos profissionais que viram a estagnação de promoções, plano de carreira e salários ou, ainda, que foram demitidos e receberam a rescisão, agora, vislumbram nas franquias um caminho para investir com assertividade e maior probabilidade de sucesso.

Isso porque, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), nos últimos de 10 anos cerca de 75% dos negócios independentes fecharam no Brasil. Em franquias, esse número cai para apenas 10%. Mesmo neste ano de crise, o segmento já registra um crescimento de 6,8% no faturamento em relação a 2019 e a previsão é de crescimento para o primeiro trimestre de 2021.

Para Krug, quem está apostando as últimas economias o segmento de franquias é o mais indicado. “O investidor terá uma perspectiva detalhada do mercado de atuação, sobre investimento, crescimento, tempo de retorno, treinamentos de equipe, padronização de processos e público-alvo. E, franquias comprometidas com o sucesso do franqueado acompanham o processo de perto, diminuindo riscos”, afirma.

Além disso, segundo ele, procurar uma franquia agora tem duas grandes vantagens. Primeiro é possível perceber os segmentos que tiveram crescimento em uma situação de crise e os negócios que se mantêm sólidos e lucrativos; o segundo é que os franqueadores estão mais abertos a negociações de taxas e royalties.

Para que a escolha da franquia seja bem-sucedida, segundo Krug é preciso pesquisar porque a oferta é bastante variada – têm modelos para todos os bolsos e segmentos. Existem microfranquias de serviços, por exemplo, em que o investidor vai aprender uma profissão nova e como gerir o próprio negócio. Mas, também têm franquias mais tradicionais e conhecidas, cujo investimento inicial costuma ser maior.   

Mudança de vida

Muitas pessoas fazem a transição da carreira para a abertura de um novo negócio de forma gradual, assim como o analista de logística Cesar Eitelwein que irá lançar a sua primeira unidade da franquia Bravo no final do mês de novembro, no bairro Juvevê. Ele conta que pesquisou durante seis anos e que o momento econômico do país contribuiu para a escolha.

“O brasileiro está buscando investir em renda variável. O cadastro de CPFs na bolsa de valores bateu recordes em 2020”, explica. O momento econômico, a vontade de empreender, a perspectiva de ganhos e o retorno mais previsível e rápido do capital investido foram os motivos que o levaram a abrir um negócio em plena pandemia.   

Já Rachel Neves encontrou no secretariado remoto D.Zortea a oportunidade de exercer seus talentos, estar em home office e administrar seu próprio tempo e rendimentos. Em março deste ano, assinou o contrato e está satisfeita com a decisão porque o negócio combina com o seu estilo de vida.

“Sempre gostei de organização, de ter metas e objetivos, trabalhar em equipe e fazer parte de uma estratégia. Mas, também tenho um perfil de liderança e buscava uma atividade que pudesse exercer todas as minhas habilidades”, conta.

O administrador João Piva terminou o mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento e ainda pensava em qual seria o próximo passo profissional quando conheceu a Jeito Animal, empresa especializada em educação pet.

“A disposição para aprender uma nova profissão, flexibilidade nos horários de trabalho, amor aos pets e a qualidade de vida que a rotina de educador pet proporciona me levaram a procurar a empresa”, explica João. A Jeito Animal ainda está sendo formatada para se tornar uma franquia e já tem profissionais apostando no modelo.

“O importante é o empreendedor estar bastante consciente da rotina de trabalho, do tempo que irá dispor para tocar o novo negócio, procurar um segmento que ele tenha afinidade e uma franquia que caiba no seu bolso. Assim a mudança será mais segura e consciente”, ressalta o consultor.

Leandro Krug

Especialista em Gestão de Negócios de Varejo, Franquias e E-Commerce. Experiência densa em consultoria para empreendedores, desenvolvimento de varejos, formatação de rede de Franquias e desenvolvimento de E-Commerce. Experiência como Professor e instrutor a mais de 1000 alunos em palestras, workshops, disciplinas de graduação e pós-graduação desde os 20 anos.

Website: http://www.instagram.com/leandrokrug01

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