Galpão lonado, novidade no armazenamento de produtos

São Paulo,SP 26/10/2020 – Para Naldo Sales, Presidente da Reconlog, galpões em lona são altamente adaptáveis e podem apresentar todo e qualquer acessório comum aos galpões em alvenaria.

Novidade no mercado de armazenamento de produtos, o galpão lonado tem se destacado e é visto como uma boa opção para os setores agrícola, industrial e de comércio e serviços

O armazenamento dos produtos é um grande desafio para as mais diversas organizações. Sabe-se que a otimização dos espaços e a triagem dos produtos armazenados podem melhorar a gestão do negócio e, consequentemente, trazer resultados financeiros positivos às empresas. O aprimoramento dos espaços de armazenagem causa a diminuição do tempo de estocagem, maior lucratividade e a possibilidade de expansão e diversificação dos negócios.

Para atender a esta demanda, os galpões em lona surgiram como alternativa para armazenamento e estocagem de produtos, em substituição aos galpões em alvenaria. Isto porque são mais adaptáveis, sua instalação é mais ágil e sua aplicabilidade é diversa. Além disso, podem ser instalados nas mais diversas empresas, tanto em áreas rurais, como urbanas, atendendo ao mercado agrícola, aos setores de comércios e serviços e às indústrias.

Para Naldo Sales, Presidente da Reconlog, “os galpões lonados são altamente adaptáveis e podem apresentar todo e qualquer acessório comum aos galpões em alvenaria, como, túnel de conexão, portão deslizante, porta de acesso, sistema de ventilação eólica, projeto de eletricidade, sistema de iluminação e protetores de coluna”.

Os galpões em alvenaria são fixos e carregam consigo todas as etapas obrigatórias na execução de uma obra convencional. O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas do Estado de São Paulo – SINDUSCON – SP aponta que o custo básico de um galpão industrial, em setembro de 2020, foi de R$ 848,70, por metro quadrado. Porém, cabe lembrar que este valor considera apenas mão de obra, materiais e equipamentos utilizados para sua construção e desconsidera fundações especiais e outras instalações, como, por exemplo, sistemas de ventilação e exaustão e instalação de ares-condicionados. O investimento é alto e de demorado retorno.

A contabilidade para a locação dos galpões em lona ocorre de maneira diferente. Isto porque, para as empresas que apuram imposto de renda pelo lucro real com regime não cumulativo, eles são considerados despesas. Com isso, podem obter créditos do PIS e Cofins sobre as despesas com aluguel de imóveis, máquinas e equipamentos destinados à empresa, sejam estes designados às atividades industriais, comerciais ou administrativas. Com isso, fica clara a vantagem financeira em se pensar em locação de galpões lonados, ao invés de construção de galpões em alvenaria.

A estrutura dos galpões lonados é flexível, treliçada, revestida em lona, confeccionada em aço carbono e galvanizada a fogo. Seus vãos livres de até 50 metros de largura e comprimento variável, auxiliam na necessidade de rápida expansão das áreas de estoque dos produtos e permitem aproveitar 100% do espaço. Assim, o galpão pode ser mobilizado e desmobilizado rapidamente. E o tratamento antichamas garante, internamente, proteção UVA e UVB e mantém a integridade do produto ali armazenado, até que seja comercializado.

Um exemplo prático desta forma de armazenamento foi a instalação de galpões lonados no Porto de São Sebastião para armazenagem de açúcar, em junho de 2020. A Reconlog, responsável pelo projeto, implantou em 26.800 m², nove destes galpões para armazenagem de açúcares em big bag. Cada galpão, erguido dentro do porto, possui 30 metros de largura, 90 metros de comprimento e 6 metros de altura, iluminação, três portões de acesso e piso de concreto. Em cinco dias, foi possível instalar um galpão lonado com estas características.

O galpão em lona provisório permite ao operador logístico transitar entre os mais diversos tipos de produtos e consequentemente das suas modalidades específicas de armazenagem”, comenta Sales. Ele enfatiza, ainda, que a capacidade de armazenamento varia de acordo com o produto e o modelo de armazenamento, como sacarias, big bags, a granel, entre outros.

A Reconlog é uma das principais fornecedoras de galpões lonados no Brasil. A empresa atua há quase dez anos, com a locação de galpões em lona para operações logísticas e de armazenagem. O investimento em tecnologia avançada, com equipes de alta performance permitiu à empresa revolucionar o mercado, com projetos padrão e personalizados, que atendem às necessidades de cada cliente.

Website: https://www.reconlog.com.br/

Web Site: