Greenwashing e Eco-Friendly: qual a diferença e em que lado a empresa sustentável quer estar

Florianópolis, SC 18/3/2020 – Segundo pesquisas, 55% dos consumidores afirmam preferência por empresas reconhecidas por cuidar do meio ambiente

A demanda de consumidores conscientes em busca de práticas ambientalmente responsáveis está crescendo cada vez mais. Segundo pesquisas, 55% dos consumidores afirmam preferência por empresas reconhecidas por cuidar do meio ambiente, inclusive, dizem estar dispostos a pagar mais por isso. 

Dados como estes mostram que as empresas precisam estar preparadas para essa nova geração de consumidores, assumindo o posicionamento de organização eco-friendly, diferente de apenas sustentar uma postura greenwashing.

Esses são os conceitos que diferenciam empresas verdadeiramente focadas no desenvolvimento sustentável, daquelas que somente aparentam ser “verdes” para não ficarem para trás quando o assunto é sustentabilidade.

Se enquadra como eco-friendly empresas que investem em ações, produtos e processos que reduzem ou não geram danos socioambientais, como por exemplo, optar por fontes de energia certificadas como renováveis; monitorar e controlar com precisão o consumo de recursos e utilities demandados pelas operações; escolher fornecedores reconhecidos por iniciativas de baixa emissão de carbono.

Desse modo, além de agir para conter um problema de escala mundial, empresas eco-friendly garantem aos consumidores mais exigentes um comportamento responsável, resultando em valorização de imagem da companhia e até mesmo melhores resultados financeiros.

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Já o greenwashing é um termo utilizado para enquadrar empresas que adotam um discurso ou comunicação com apelo sustentável, mas na prática não estão adotando novos processos, fornecedores ou insumos que resultam em menor impacto ambiental. Empresas que se enquadram nesse conceito costumam utilizar informações vagas sobre as ações realizadas e indicam selos verdes pouco conhecidos.

Em outras palavras, empresas que desejam realmente contribuir para a preservação do meio ambiente devem ir além de rótulos sustentáveis, e implementar novas tecnologias e métodos para realizar suas atividades. Desse modo, podem alcançar a confiança do público ao mesmo tempo que atuam em harmonia na busca por desenvolvimento sustentável.

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