Importante fabricante de fios e cabos elétricos dá quatro dicas importantes para acertar na contratação do eletricista

17/9/2020 –

Ainda de acordo com a IFC/COBRECOM, o acerto da prestação de serviços com esse profissional exige algumas precauções, sendo que nesse caso é muito mais importante a qualidade do trabalho que será realizado do que o preço que será cobrado

Para efetuar qualquer serviço relacionado com a instalação elétrica (execução, reparo ou manutenção) é fundamental contratar um eletricista qualificado (que tenha boa formação profissional) e experiência.

Assim como em outras atividades dentro da construção civil é preciso ter atenção, cuidado e pesquisa antes de fechar negócio com qualquer profissional.

É importante lembrar que o eletricista é o responsável por realizar a instalação elétrica de seu imóvel e ele deve fazer as suas tarefas com segurança, atenção e qualidade.

O trabalho desse profissional é tão fundamental que todo dia 17 de outubro é comemorado o Dia do Eletricista.

O professor e renomado engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é Consultor Técnico da IFC/COBRECOM, reforça que antes de contratar um eletricista é indispensável que seja desenvolvido um projeto elétrico elaborado de acordo com as necessidades da obra.

“Esse fator é essencial não só para o sucesso do trabalho do eletricista, como também para a segurança das pessoas, do imóvel e para o correto funcionamento dos equipamentos elétricos”, conclui Moreno.

É importante frisar que os gastos totais com a instalação elétrica (projeto, execução e compra dos materiais) custam em média 6% do total de uma obra e, caso não seja feita corretamente, o custo com energia elétrica será mais alto e, em poucos meses, a economia feita por não contratar serviços especializados se transformam em sérios prejuízos para o proprietário da obra.

Vale lembrar também que não adianta ter o melhor projeto e os melhores produtos se as instalações forem mal feitas.

Para acertar na hora de contratar o eletricista, a IFC/COBRECOM, que é referência nacional na produção de fios e cabos elétricos de baixa tensão com qualidade, inovação e segurança, dá quatro dicas muito importantes:

1- Checar a qualificação e a experiência dos profissionais

É um requisito muito importante. Nunca deve ser fechado o negócio antes de ter referências sobre o eletricista.

Também é importante sempre estar atento, pois grande parte das falhas realizadas na instalação elétrica estão relacionadas com a falta de capacitação e qualificação dos profissionais.

De acordo com Hilton Moreno, é fundamental buscar profissionais que tenham feito cursos de eletricistas reconhecidos, como o do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

“Deve ser verificado se o profissional está atualizado com relação às normas técnicas da ABNT e novidades do segmento elétrico”, aconselha o Consultor Técnico da IFC/COBRECOM.

Também deve ser checado quanto tempo o profissional atua no mercado e em quantas obras já trabalhou.

2- Buscar referências dos eletricistas

É indispensável conhecer o histórico do especialista que fará a instalação elétrica de seu imóvel. Geralmente a propaganda ‘boca a boca’ é sempre uma boa dica para a contratação de um eletricista.

Por isso, uma dica importante é consultar e pedir indicações para os amigos e conhecidos.

Solicitar recomendações para o arquiteto ou para o engenheiro envolvidos na obra também é uma excelente alternativa.

E antes de contratá-lo, deve-se pedir para ele indicações e telefones de antigos clientes para você consultar e pegar referências.

“Se for contratar uma empresa para realizar o serviço, é preciso verificar se ela possui sede, endereço comercial e CNPJ. Nesse caso, a companhia também deve emitir nota fiscal”, indica Hilton Moreno.

3- Desconfiar de valores muito baixos

Com qualquer instalação elétrica, a qualidade deve estar sempre em primeiro lugar desde a contratação do profissional que fará todo o projeto da instalação, até a compra dos materiais e também a execução do projeto.

Por isso, deve-se desconfiar de valores cobrados que estejam muito abaixo dos praticados pelo mercado.

Nesse momento é importante pesquisar com calma, além de solicitar diversos orçamentos.

4- Solicitar o orçamento por escrito

Colocar tudo o que ficou acertado no papel é uma garantia tanto para o eletricista, como também para o proprietário da obra.

Moreno recomenda que o profissional especifique no orçamento os valores de mão de obra e os custos com os materiais, quando ele for também o responsável pela aquisição dos componentes elétricos.

“Também devem ser especificados no orçamento ou em um contrato o prazo para a realização do serviço, as formas de pagamento e as garantias”, recomenda Moreno.

IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 – 0800-7023163

Website: http://www.cobrecom.com.br

Web Site: