Marketing Digital: o que é marketing B2B?

São Paulo 2/6/2020 – É nesse cenário que entra o Marketing B2B (Business to Business), estratégia pensada de forma a promover da melhor maneira esse relacionamento.

Chama-se de Marketing B2B, ou Marketing Business-to-Business, o processo de comercialização de um produto ou serviço de uma empresa para outra.

No mundo dos negócios, existem dois tipos de relação comercial: o entre o consumidor final e o entre empresas, conhecido como B2B.

Diferentemente de uma venda simples, esse último tipo de modelo de negócio costuma envolver produtos mais complexos, como softwares e equipamentos, com valores mais altos e contratos de longa duração.

As transações entre empresas movimentaram R$ 2,04 trilhão em 2018 e chegou a R$2,39 tri até o final de 2019, marcando um crescimento de 17,1%, de acordo com a projeção da E-Consulting, empresa que elabora e divulga o índice Business-to-Business Online (B2BOL) há mais de 16 anos.

É nesse cenário que entra o Marketing B2B (Business to Business), estratégia pensada de forma a promover da melhor maneira esse relacionamento.
https://www.legions.biz/blog/tipos-de-marketing/

B2B é diferente de B2C (Business to Consumer). É no tipo de cliente e no tipo de operação. A venda B2C é para o cliente final, normalmente pessoa física, são as operações tradicionais de varejo.

O que é o Marketing B2B?

Chama-se de Marketing B2B, ou Marketing Business-to-Business, o processo de comercialização de um produto ou serviço de uma empresa para outra.

Sendo assim, o foco aqui é em critérios fundamentais para a tomada de decisão desse público, como o custo-benefício e as vantagens competitivas da aquisição.

Isso significa que as ações de marketing B2B devem visar a construção de um vínculo de confiança, para que a outra empresa se sinta segura em fechar uma parceria com a outra empresa.
https://www.legions.biz/blog/o-que-e-marketing-b2b/

O marketing B2B fala com indústrias, empresas, instituições públicas, distribuidoras e revendedoras, de diversos portes e nichos de mercado. Nesse caso, os interesses e os critérios de compra também são diferentes, demandando uma relação que considere a hierarquia dessas organizações.

Assim, os canais até podem ser similares, mas um projeto de marketing B2B deve seguir uma linguagem, uma proposta e um processo de qualificação diferenciados.

Quais as vantagens de saber como fazer Marketing B2B?

Vender para outras empresas pode ser um desafio complexo, mas se o negócio apostar no Marketing B2B, a situação é completamente diferente.

Isso porque ao investir em técnicas para fortalecer o relacionamento com os clientes, fica mais fácil deles entenderem o valor do produto ou serviço.

Com isso, não só fica mais fácil para os vendedores convencê-los a fechar negócio, como também aumentam as chances deles voltarem a comprar com a marca.

E otimizar o processo de venda e fidelizar mais clientes é essencial para que a empresa lucre mais e torne o crescimento previsível e escalável.

Como gerar leads B2B?

O Inbound Marketing é essencial para o negócio. Isso porque como o objetivo dessa metodologia é a educação de mercado, o seu público conseguirá enxergar o valor do seu produto ou serviço.

Para tanto, invista na produção de conteúdo relevante de acordo com a sua persona para atrair usuários e mostrar a relevância da sua marca no seu setor.

Como colocar em prática o marketing B2B?

Entretanto, é visível que o Marketing B2B nada mais é do que o conjunto de ações para promover um produto ou serviço para outra empresa.

Para ter sucesso nesse mercado é preciso desenvolver estratégias que visam estabelecer uma relação de confiança com o público, pois isso é fundamental para que se sintam à vontade de fechar um contrato com a empresa.

Segundo pesquisa realizada pela Brightcove, 94% dos responsáveis de marketing de empresas B2B utilizam LinkedIn como parte de sua estratégia de conteúdos. Outras plataformas populares são Twitter (87%), Facebook (84%), YouTube (74%) e Google+ (62%).

Não à toa, o Inbound Marketing tem se tornado uma metodologia interessante para quem deseja ter sucesso no Marketing B2B, uma vez que ao promover a educação do seu mercado, eles conseguem enxergar o valor do seu produto ou serviço.

Uma vez por dentro deste conteúdo, é hora de colocar as dicas em prática. Para mais informações, vale conhecer outros tipos de marketing para turbinar a estratégia.

Website: https://www.legions.biz/

Web Site: