Mau hálito: quais as causas e tratamento adequado

Canoas, RS 12/4/2013 – Higiene bucal inadequada, cigarro e consumo de bebidas alcoólicas contribuem para o surgimento do problema

Conforme dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), cerca de 40% dos brasileiros sofrem de halitose, popularmente conhecido como mau hálito. Este problema traz prejuízos à vida social e profissional, e deve ser tratado assim que for detectado. Mas o que causa o mau hálito? Em mais de 90% dos casos, as origens são bucais, basicamente devido à saburra lingual e a doenças da gengiva. Além disso, os cáseos amigdalianos também podem ser responsáveis pelo mau odor.

A saburra lingual é a placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada que se localiza no fundo da língua, e se forma devido à diminuição na produção de saliva ou por descamação epitelial acima do limite normal. Os cáseos são pequenas “massinhas” que se formam em cavidades das amídalas, de composição semelhante à saburra e de odor desagradável, causados pelos mesmos motivos. Ambos sintomas, além de doenças gengivais como a periodontite e a gengivite, podem ser facilmente identificadas por um profissional experiente, e então, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado.

Outros fatores também contribuem para a halitose, como o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas. Ambos provocam a desidratação do organismo, reduzindo a quantidade de água no corpo e diminuindo a produção de saliva.

O mau hálito tem cura, como explica a dentista Christine Marcon Russi. “Inicialmente, o paciente precisa fazer uma higienização correta da boca.” E isso inclui a higiene da língua: “quando detectam o problema, as pessoas costumam escovar os dentes e passar o fio dental, mas é na língua que se acumulam os resíduos e as células mortas”. Além disso, a falta de uma higiene adequada causa outras doenças, como a gengivite.

Dra. Christine dá dicas de uma higienização adequada da boca:

– Uma escovação adequada deve ser feita sem pressa, e durar aproximadamente 2 minutos. Deve ser feita após as refeições, com atenção especial à primeira e última do dia.

– Passe cuidadosamente o fio dental ao redor da base de cada dente. Não force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

– O importante é a escova e não a pasta dental. Opte pelas escovas ultramacias com, no mínimo, cinco mil cerdas. Prefira escovas com cabos lisos, as borrachas nos cabos acumulam sujeira e facilitam a proliferação de bactérias. As escovas com tampa acrílica da cabeça, conservam e protegem as cerdas, além de evitar contaminações. Com relação a pasta, esta não pode ser abrasiva e deve ser utilizada em pequena quantidade – semelhante a um grão de ervilha.

– Faça movimentos vibratórios circulares com uma inclinação de 45° em relação à superfície dos dentes. As cerdas das escovas ficarão metade recobrindo a superfície dental e metade recobrindo a gengiva. Dessa forma é possível atingir o sulco gengival, região onde a sujeira mais se acumula.

– A língua é muito importante. Utilize um limpador lingual para retirar a saburra. Coloque o raspador no fundo e arraste até a ponta em todas as partes da língua. Repita esse movimento por 20 vezes, de forma delicada para não causar traumas nas papilas ovaladas que existem para proteger essa região do organismo. Faça a limpeza duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir.

– Visite o dentista no mínimo duas vezes ao ano.

Para tratar o mau hálito é essencial procurar um dentista para detectar se o problema está realmente na boca. Dra. Christine explica que a halitose é um sintoma como a febre e, por isso, merece atenção, pois pode detectar problemas de saúde bucal ou em outra parte do corpo. A halitose também pode ser causada, por exemplo, por doenças do aparelho digestivo, como refluxo, esofagite e gastrite, diabetes, problemas intestinais, alterações no fígado, inflamação na garganta, sinusite, além de estresse, depressão e até falta de saliva.

Christine C. Marcon Russi – CRO-RS 13408
Sócia Diretora da Bhem Odontologia.
Formada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
Especialista em ortodontia pela HACO/SPO.

Website: http://www.bhem.com.br

Web Site: