NRA Show 2019 apresenta as principais tendências de food service

Pouso Alegre, MG 9/9/2019 –

Ele é usado para melhorar o acabamento do alimento até dez vezes mais rápido e com eficiência, independentemente se ele está in natura, resfriado ou congelado.

A National Restaurant Association (NRA) é uma feira centenária, voltada para os empreendedores do setor food service, que acontece todo ano em Chicago, Estados Unidos. Nela, são apresentadas tendências, inspirações, ideias e equipamentos avançados para melhorar a produção dos estabelecimentos e ampliar a base de clientes.

A transformação digital está em todas as áreas, inclusive no meio alimentício. São inúmeras soluções que surgem para automatizar os processos e deixar a produção de acordo com a expectativa da sociedade atual. Segundo um estudo da Euromonitor International, o Brasil é o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis e movimenta em média US$ 335 bilhões por ano. 

Essa é uma tendência mundial apresentada durante a 100ª NRA Show. A National Restaurant Association é uma feira voltada para os empreendedores do setor food service, que acontece todo ano em Chicago, Estados Unidos. Nela, são apresentadas tendências, inspirações, ideias e equipamentos avançados para melhorar a produção dos estabelecimentos e ampliar a base de clientes. 

É uma ótima oportunidade para trocar experiências com outros empresários do ramo. Estima-se que estiveram presentes aproximadamente 1.300 expositores, de mais de 110 países, que representam cerca de 900 categorias de produtos.

A feira possibilita ao mercado conhecer as oportunidades para aplicar recursos que vão aprimorar, de forma sistêmica, o setor alimentício. É um evento direcionado a processos produtivos e produtos, e que também desperta no empresário as possibilidades para aplicar novos conceitos com mais eficiência. 

Em 2019, a feira expôs soluções focadas no crescente mercado de alimentos saudáveis, automação e tecnologia. Tendências que vão afetar diretamente o mercado de food service.

Foram apresentadas diversas novidades, como os produtos plant-based — alimentos à base de plantas —, que atendem à crescente parcela de pessoas que estão adotando o vegetarianismo e veganismo como estilo de vida, além de alimentos sem glúten e lactose

A feira também confirmou que a saudabilidade vai ditar o ritmo dos negócios daqui para frente, como o superfood, produtos com elevada densidade nutricional criados pelo mercado, ou água aromatizada para substituir as bebidas gasosas e cheia de elementos químicos. 

Outro ponto explorado foi a sustentabilidade das empresas alimentícias com produtos focados em desenvolvimento tecnológico e gestão de capital humano e financeiro. Um dos exemplos foi o liquidificador capaz de misturar e cozinhar ao mesmo tempo (Jet Steamer), reduzindo o tempo de produção e gasto de algumas mercadorias.

As novidades acabam ganhando destaque entre os visitantes, que passam a ver essas soluções como algo palpável e inevitável no futuro. Em 2019, foram apresentadas as máquinas que prometem ajudar ainda mais a reduzir os custos e aumentar a capacidade produtiva. Estas são algumas das inovações premiadas:

  • Sally the Salad Robot — um robô que prepara saladas customizadas em poucos segundos e permite ao usuário balancear o prato de acordo com as calorias que ele deseja. Ele permite uma variação de 1.000 composições;
  • Axcess 2000.h — é uma estação de cocção que permite ao cliente fazer o pedido online e assar automaticamente. Assim, quando o consumidor chegar para pegar, ele mostra o QR Code para a máquina e ela aponta onde está o produto. 
  • Penny Bear Robotic — esse robô é uma máquina com inteligência artificial que circula por uma área com os pedidos da cozinha para o cliente. Além disso, está sendo desenvolvido um upgrade que permite que ele se comunique com o cliente por meio de um tablet. 

Também foram apresentados novos sistemas, como o balcão de distribuição aquecido. A indústria aposta em um mostrador totalmente aquecimento por indução. Ou seja, aquecido por meio de uma corrente eletromagnética, possibilitando uma melhor distribuição do calor e maior economia.

Outra aposta é a atualização dos aparelhos para aferição das temperaturas de equipamentos ou alimentos. O sistema vai permitir a geração de planilhas exigidas e complicadas de serem cumpridas no dia a dia de forma automática.

Muitas das novidades são lançadas nesses eventos. Acompanhar as tendências que foram apontadas é o que mantém o estabelecimento atualizado e de acordo com a expectativa do consumidor, como no caso dos fornos Speed Ovens (fornos de finalização ultrarrápida), indispensáveis para qualquer negócio alimentício.

Esse equipamento está presente nos melhores cafés, lojas de conveniências e negócios inovadores do País, graças ao seu sistema Ventless, com o filtro conversor catalítico que elimina a necessidade do exaustor.

Ele é usado para melhorar o acabamento do alimento até dez vezes mais rápido e com eficiência, independentemente se ele está in natura, resfriado ou congelado. Garante também sabor, aparência e crocância. Apesar de ser comum nos EUA, está ganhando mercado no Brasil agora.

A Prática é uma empresa brasileira que expôs na NRA Show. Ela oferece uma linha completa de Speed Ovens, presente tanto no mercado nacional quanto internacional, tendo filial nos Estados Unidos e exportando para diversos países de quase todos os continentes.

Além desses, a marca produz e comercializa outros produtos, como fornos e equipamentos de panificação, ultracongeladores, fornos combinados, lava louças profissionais e fatiadores de frios. Todas as Soluções são reconhecidas pelos diferenciais de rentabilidade, produtividade e eficiência energética.

A empresa possui diversos locais para demonstrações Brasil, podendo ser encontrados no seu site.

Outra mudança apresentada na feira também foi a adoção das peças de melamina, um material com aparência de porcelana, mas com resistência de uma resina plástica, que passou a ser requisitada pelos empresários por causa da sua durabilidade, leveza, resistência e beleza. Hoje, essas peças são encontradas com facilidade e dominam muitos buffets e restaurantes do País. 

O empresário que deseja adotar os recursos apresentados não só nessas feiras, mas em qualquer outra, precisa conhecer a sua operação em detalhes. Só assim ele consegue entender o que pode ser implementado e o que cabe na sua realidade, sem correr o risco de cometer erros graves que podem levar à falência. 

Hoje, muitos fabricantes de equipamentos possuem espaços para que ensinar mais de perto a aplicação e custo benefício das tecnologias dentro do seu processo. Os melhores fabricantes estão preparados para atender à experiência e sanar todas as dúvidas antes da aquisição, como a Prática.

Website: https://www.praticabr.com

Web Site: