O “novo normal” pode ajudar fumantes a deixar o vício do cigarro

Campinas, São Paulo 13/8/2020 – As pessoas estão repensando os hábitos e isso tem tudo a ver como a proposta do Ismokay, explica Marcelo Souza, idealizador do app e CEO da startup.

Efeitos da Pandemia sobre os hábitos pessoais estimula trocas comportamentais positivas, base da atuação do aplicativo Ismokay, que ajuda fumantes a abandonar o cigarro

O já difundido termo “novo normal” é como as pessoas estão aprendendo a viver com novas atitudes, necessárias para a concretização de mudanças no dia a dia. São grandes ou pequenas alterações nas rotinas de segurança, saúde, consumo e relações pessoais.

Entre os novos hábitos, alguns poderão ser abandonados após o esperado fim da pandemia, porém grande parte deve perdurar e se concretizar em efetivas trocas comportamentais que embasarão a vida das pessoas daqui para frente, especialmente na atenção à saúde.

As chamadas ‘trocas comportamentais’ é o conceito que também guia o aplicativo Ismokay, lançado para ajudar fumantes a deixar o vício do cigarro, através de metodologia que estimula a substituição de períodos em que o usuário costuma fumar por ações que propiciem mais qualidade de vida, saúde e bem-estar. “As pessoas estão se cuidando mais, fazendo higiene dos produtos, preocupadas em ter uma alimentação balanceada para ajudar no sistema imunológico, tentando manter as atividades físicas mesmo dentro de casa, repensando os hábitos de forma geral e isso tem tudo a ver com a proposta do Ismokay, explica Marcelo Souza, cofundador e CEO da startup Ismokay.

As trocas comportamentais: substituindo hábitos

Segundo diversos estudos, como o publicado pelo Nuffield Department of Primary Care Health Sciences, da Universidade de Oxford (Inglaterra), em 2016, confirma que o vício do cigarro não é exclusivamente químico, mas também comportamental.

A conclusão dos autores do estudo* mostra que as “intervenções que combinam farmacoterapia e suporte comportamental aumentam o sucesso da cessação do tabagismo em comparação com uma intervenção mínima ou cuidados usuais”. Com base nos 52 estudos analisados, foram encontradas “evidências de alta qualidade de que o uso de uma combinação de suporte comportamental e medicamentos aumenta as chances de desistência com sucesso após pelo menos seis meses”. 

É baseado em evidências que o aplicativo Ismokay tem como foco conduzir o usuário no processo de aquisição de novos hábitos de saúde e demonstrar, de maneira clara ao próprio fumante, como as mudanças de comportamento trazem melhorias contínuas, estimulando a pessoa a prosseguir para as fases seguintes propostas pelo app até se sentir totalmente pronto a abandonar o cigarro.

Para isso ser possível, o aplicativo trabalha conceito de jornadas e ensina, de forma intuitiva, como aplicá-las com ajuda da ferramenta que está sempre à mão, no celular, oferecendo uma experiência personalizada para cada pessoa.

Primeira jornada: consumo consciente

Para o usuário que tem prazer em fumar, sabe que é preciso reduzir, porém não está pronto ou ainda quer continuar consumindo por mais algum tempo. Após oferecer respostas a perguntas iniciais, como qual a quantidade diária atual de cigarros e qual o percentual que deseja reduzir deste consumo, o app cria e sugere uma tabela de consumo.

Segunda jornada: redução programada

Nesta fase intermediária, a cada semana e no ritmo personalizado o usuário é conduzido a melhorar a performance de redução, atualizando as tabelas conforme a progressão.

Terceira jornada: parar de fumar

Esta jornada foi criada para quem parou de fumar recentemente ou já alcançou o estágio pelo próprio app. Este acompanhamento do aplicativo atua para evitar recaídas, apresentando conteúdos motivacionais e reforçando as trocas comportamentais. Para conferir as principais trocas ilustradas no link https://ismokay.com.br/pt-br/trocas-comportamentais/.

“O Ismokay tem o propósito de estar ao lado do fumante durante toda sua vida, seja enquanto ainda é fumante, seja após conseguir parar de fumar e se livrar do vício. Esse apoio é permanente”, explica Marcelo Souza.

*https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD008286.pub3/information#authors

Serviço

Ismokay – conscisious smoke

Aplicativo disponível nas lojas Google Play e Apple Store

www.ismokay.com

 

Comunicação e Imprensa

Eduardo Brandão

(19) 988421680

[email protected]

 

 

 

Website: http://www.ismokay.com

Web Site: