Ovo e seus benefícios para a saúde

Sorocaba, SP 15/10/2019 –

Há quem prefere no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde, jantar ou até mesmo na ceia. Essa adesão se dá devido ao valor nutricional e por ser uma excelente fonte de proteína; sobretudo de alto valor biológico (fornecendo todos os aminoácidos essenciais).

Ele já foi considerado vilão por muito tempo devido seu alto teor de colesterol. No entanto, esse rótulo tem mudado. E as pessoas vêm tendo cada vez mais adesão de consumo no dia a dia, sendo consumido em diferentes horários nas refeições.

Há quem prefere no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde, jantar ou até mesmo na ceia. Essa adesão se dá devido ao valor nutricional e por ser uma excelente fonte de proteína; sobretudo de alto valor biológico (fornecendo todos os aminoácidos essenciais). Ele é reconhecido como uma fonte de nutriente quase tão completa quanto o leite materno.

Esse reconhecimento não é à toa, o ovo é uma excelente fonte de nutrientes como: vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo, ferro, ômega3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina). A gema é riquíssima em fosfolipídios fosfatidilserina (estudos ressaltam a fosfatidilserina como componente para melhora na concentração e memória).

Também se pode atribuir de benéfico à saúde, com a ingestão do ovo; a sensação de saciedade prolongada por ser rico em proteína. Ainda assim, pode ser um ótimo regulador de humor e bem-estar, pois é fonte de triptofano (aminoácido essencial que age como precursor da serotonina).

Outro benefício à saúde seria no sono. Por ser fonte de triptofano, atua como precursor da melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono. Lembrando que a ingestão deve-se respeitar a individualidade bioquímica de cada pessoa.

Créditos
Nutricionista Juliana Cardoso | @nutri.julianacardoso

Nossas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/spamedsorocaba
Instagram: https://www.instagram.com/spamed
Twitter: https://twitter.com/SpamedSorocaba
YouTube: https://www.youtube.com/spamedsorocabacampus
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/spamedsorocabacampus

Website: http://bit.ly/2Iwa1Ch

Web Site: