Pequenas empresas: quais são os pontos de atenção na jornada empreendedora?

São Paulo, SP 4/8/2020 –

De janeiro a setembro do ano passado foram abertas 8,5 mil empresas por dia, corroborando para uma média mensal de 257 mil novos negócios todos os meses, segundo dados do Empresômetro.

O número é expressivo: não é à toa que, juntas, as 9 milhões de micro e pequenas empresas do País representam 27% do PIB, Produto Interno Bruto.

Ainda assim, na mesma velocidade em que as empresas abrem as portas, infelizmente, também fecham, transformando os sonhos em pesadelos. Ao menos é o que indicam os dados do SEBRAE.

A pesquisa aponta que grande parte das corporações fecham as portas ainda no primeiro ano. Destas, 7% desiste por falta de lucro e 20% encerra o negócio pois não têm mais capital. Além disso, 50% dos pequenos empresários abandona o empreendedorismo por não realizar a gestão adequadas de seus recursos, sendo incapazes de reconhecer lucros ou prejuízos.

“Percebemos que pequenos empresários não conseguem organizar e gerir totalmente o controle financeiro de sua empresa. Isso é perigoso, uma vez que erros nesse caminho podem resultar em uma corporação fechada prematuramente”, comenta Aleksander Avalca, sócio-fundador da 4blue, consultoria para pequenas empresas.

Consultoria financeira

Não tem jeito: iniciar um novo negócio não é tarefa fácil. Nesse sentido, ter apoio de uma empresa especializada pode determinar o sucesso de um projeto. “Quando um empresário decide contar com apoio na gestão financeira, o cenário muda completamente. Estamos falando do controle das finanças de pequenas empresas realizado de maneira simplificada. Com isso, as preocupações podem ser direcionadas ao que realmente importa, enquanto as questões financeiras serão tratadas pela 4blue”, aponta Aleksander.

No caso da 4blue, o apoio é completo: vai do controle financeiro e fluxo de caixa a detalhes, como porcentagem de lucro e estudo para precificação. “Nossa maior missão é descomplicar. Acreditamos que, com o controle financeiro no radar, as chances de sucesso de uma corporação se multiplicam”, acentua.

Pensando nisso, a 4blue entendeu que muitas coisas não são ensinadas em faculdade, mas, sim, aprendidas na prática. Por isso, tem a sua própria metodologia. “Temos muitos empresários formados em áreas financeiras. Estes, muitas vezes relatam que não sabiam que estavam fazendo algum processo financeiro errado até nos conhecer. Nosso método traz segurança e praticidade”, comenta.

De modo geral, pode-se dizer que a 4blue domina conceitos e está preparada para os desafios impostos no controle e gestão financeira de uma pequena ou microempresa. “Fica claro que o nosso propósito é um só: fazer com que pequenos negócios sejam altamente lucrativos”, finaliza.

Apoio especializado

Há 11 anos no mercado, a 4blue decidiu expandir seus serviços para todo o País. Impulsionada pela revolução digital e com trabalho 100% remoto, a 4blue, desde 2009, já atendeu mais de 600 clientes em consultorias e mais de 4.000 clientes em cursos e treinamentos, além de impactar mais de 300.000 empreendedores com seus conteúdos.

Saiba mais: https://www.4blue.com.br/

Website: https://www.4blue.com.br/