Portal Operação Porto Seguro entra em nova fase com foco em turismo e economia

São Paulo, SP 2/12/2019 – Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo mundial vai crescer entre 3% e 4% em 2019.

A nova fase do Operação Porto Seguro entra a fundo na cobertura dos roteiros turísticos pelo Brasil e prepara novas editorias relacionadas à econômica, política, turismo e concursos públicos. Criado há um ano com foco na divulgação da cultura, música e diversão no mundo baiano, o canal de comunicação cresceu e aprofundou a produção de conteúdo com pautas de aventuras, culinária baiana, esporte local, informações turísticas, blocos de carnaval e notícias sobre eventos locais e muito mais.

O foco do portal segue a forte tendência do aumento do turismo no País. O objetivo do governo é que 12 milhões de visitantes de fora venham ao Brasil em 2022, ante 6,5 milhões em 2018, com a receita por eles gerada passando de US$ 6,5 bilhões para US$ 19 bilhões de dólares no mesmo período.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo mundial vai crescer entre 3% e 4% em 2019. Além disso, de acordo com o último levantamento da entidade, o setor registrou, em 2018, o segundo melhor resultado dos últimos 10 anos, atingindo a marca de 1,4 bilhão de chegadas internacionais no mundo todo, um aumento de 6% sobre 2017.

Operação Porto Seguro acompanha Mapa do Turismo

O Portal também intensifica os estudos no novo cenário turístico brasileiro em constante transformação. De acordo com o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, divulgado pelo governo federal, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Nova fase vem da escassez jornalística

Alberto Dines escreveu em 2013 no Observatório de Imprensa que existe uma lacuna na cobertura jornalística no País. Segundo ele, “com 5.570 municípios, deveríamos alcançar ao menos a média de um veículo jornalístico por município. O fenômeno da concentração da imprensa não se resume ao número reduzido de grandes empresas de comunicação e à forte tendência para a formação de oligopólios regionais. O mais grave são os vazios, os bolsões de silêncio, as manchas cinza, ocas, espalhadas entre as 727 ilhas do Arquipélago Gutenberg”, finaliza.

Entendendo a fragilidade da cobertura jornalística, o Operação Porto Seguro entra em nova fase em busca de aprofundar a cobertura jornalísticas em cidades longínquas do nordeste brasileiro, promovendo jornalismo sério com a descontração característica da região.  “Descobri o portal por acaso, mas hoje acompanho as dicas publicadas nas redes sociais”, comenta Alex Floriano, morador de Porto Seguro. Na mesma linha, o maranhense César Silva destaca como sugestão de pautas para a Operação apresentar o dia a dia dos moradores locais. “Tem muito turista que vem pra cá, mas não cria relação com o povo local. Seria legal ver a cultura dos moradores divulgada na imprensa”, sugere.

Website: https://operacaoportoseguro.com.br/