Programa Senac de Gratuidade forma mil Jovens Aprendizes em Porto Alegre

30/7/2013 –

A crescente competitividade e a latente exigência por qualificação distanciam os adolescentes do ingresso no mundo do trabalho. Por outro lado, o firme propósito do Senac-RS de promover a educação profissional é um facilitador neste processo. Somente neste semestre, a entidade, através do Programa Jovem Aprendiz, preparou só em Porto Alegre mil jovens para a inserção no mercado de trabalho.

O projeto integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG) que oferece diversos cursos profissionalizantes de modo gratuito em todo o Rio Grande do Sul. Segundo a responsável do setor de Recursos Humanos da Unidasul, Fermanda Raupp, o programa qualifica os jovens com uma bagagem de conhecimentos teóricos que usarão nas empresas, além de ensinamentos comportamentais para se tornarem bons profissionais e cidadãos. “Os jovens têm a chance de poder mostrar, durante a parte prática, todo o seu potencial para as empresas. Em instituições, como a Unidasul, o projeto é muito positivo, pois está desenvolvendo profissionais que já estão integrados com a cultura da empresa, além de serem treinados e adaptados ao negócio”, explica.

Olga Mazza, de 17 anos, é uma das jovens que concluiu o curso com a conquista do primeiro emprego. A estudante realizou o período prático da capacitação na Avipal e seu desempenho resultou na sua efetivação. “O Senac mudou minha vida. O programa foi uma base muito importante para a minha vida profissional, como estudante e, inclusive, para o meu crescimento pessoal. Hoje estudo tecnólogo em Administração e quero seguir qualificando-me nesta área”, explica.

Já Eduardo Bemfica, que cursou Aprendizagem em Comércio, considera o programa Jovem Aprendiz o responsável pelo seu ingresso com êxito no mercado de trabalho. “Entrei guri e sai um homem empregado no mercado de trabalho”, disse. O estudante, de 17 anos, destaca o desenvolvimento de competências voltadas à vida profissional como diferencial. Com a conclusão Eduardo foi efetivado na Dimed.

O objetivo do curso é unir teoria e prática. A capacitação tem um total de 800 horas, das quais 400 horas são aulas teóricas e a outra metade é prática supervisionada em uma empresa credenciada no PSG. No total, o aluno fica cinco meses no Senac e cinco meses nas empresas parceiras do projeto. A solenidade acontecerá no dia 3 de agosto, às 17h e reunirá alunos do Senac Comunidade Centro, Senac Comunidade Zona Norte e Senac Informática. O evento será realizado na Casa do Gaúcho, localizada na Rua Otávio F. Caruso da Rocha, 301, no Parque Maurício Sirotski Sobrinho, em Porto Alegre.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há mais de 60 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS possui 39 escolas, três faculdades e 21 Balcões Sesc/Senac, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul.

Web Site: