Próxima Live do Grupontapé será realizada com o ator e diretor teatral do Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG

Uberlândia-MG 29/9/2020 –

Eduardo Moreira participará da programação online do Projeto Grupontapé Convida, na próxima sexta-feira (02/10), às 20 horas.

Dando continuidade ao projeto Grupontapé Convida, a tradicional Cia. de Teatro de Uberlândia-MG contará com a participação do autor e diretor teatral do Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG, Eduardo Moreira, no dia 02 de outubro, às 20 horas, no canal do Grupo uberlandense no YouTube.

O foco do bate-papo será o trabalho do profissional como autor e dramaturgo, mas também com abordagem sobre o tema da última montagem do Grupontapé, a peça #Preciosas, escrita por Moreira, e os processos que levaram à criação do texto. “Vamos falar sobre teatro e como a vida nos traz situações para a cena teatral”, complementa a diretora e cofundadora do Grupontapé, Katia Lou.

Segundo a diretora do Grupo, a admiração pelo trabalho do Eduardo já acompanha o Grupontapé há tempos. “Em 2013 tivemos a possibilidade nos encontrar para um trabalho em parceria, e em 2014 estreamos o espetáculo Por de Dentro, com texto do Eduardo e minha codireção”, conta a Katia Lou, que também é atriz da Cia. de teatro uberlandense.

Depois desse proveitoso encontro, Grupontapé e Eduardo Moreira desenvolveram ainda alguns trabalhos juntos. Com a parceria novamente de Katia Lou, Eduardo colaborou na tradução do texto da peça Tempo de Águas, que foi montado pelo grupo e dirigido por Inês Peixoto. Além disso, Eduardo Moreira é o autor do livro Grupontapé – A construção de uma maioridade lançado em 2018 em celebração aos 24 anos do Grupo, ainda autor e codiretor do espetáculo #Preciosas, estreado pelo grupo em 2019.

O projeto

As lives Grupontapé Convida tiveram início na primeira quinzena de setembro. O projeto é uma continuidade da proposta de compartilhamento de processos artísticos do Grupo, que além da troca de experiências, compartilham com o público o que está por detrás dos palcos, ou seja, nos processos que ocorrem antes da apresentação de um determinado espetáculo.

Ele é umas das atividades do Projeto “Grupontapé – Manutenção e Atividades Complementares” aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que além da manutenção da equipe e atividades internas, previa apresentações teatrais e atividades formativas em cinco cidades de Minas Gerais (Uberaba, Araxá, Divinópolis, São João Del Rey e Barbacena), além de Uberlândia, que receberia uma intensa programação na Escola Livre. Todavia, com a pandemia, teve que ser reformulado para atividades no ambiente virtual, e esta é uma delas.

Sobre o espetáculo #Preciosas

#Preciosas é uma delirante adaptação das peças “Preciosas Ridículas” e o “Improviso de Versalhes” originais do dramaturgo francês Molière, traduzidas aos dias de hoje.

O enredo gira em torno de um grupo de teatro que prepara uma nova montagem e enfrenta inúmeros desafios, inclusive o de colocar em cena a história de duas preciosas ridículas da atualidade, refugiadas numa academia de ginástica, e que tramam um golpe, a partir de um aplicativo de encontros, para se tornarem ricas, poderosas e emergentes do mundo da fama.

A história dessas personagens está baseada nas emergentes sugar babies, que estão em busca de homens que possam sustentar seus desejos e promover a elas a ascensão social.

Serviço
O quê: Projeto Grupontapé Convida: Live com Eduardo Moreira
Quando: 02/10
Horário: 20 horas
Onde: Canal do YouTube do Grupontapé
Gratuito

Website: https://www.youtube.com/channel/UC32CHaAL-06tjybrVgdqMKw

Web Site: