Sebrae/PR realiza capacitação sobre compras governamentais, em Toledo

Toledo/PR 27/9/2013 – Conhecendo o funcionamento do processo de compra e venda ao governo, o empresário tem condições de acertar mais. (Deborah Steiner França, consultora do Sebrae/PR)

Ótima oportunidade de mercado para micro e pequenas empresas, as negociações com órgão públicos municipais, estaduais ou federais têm aumentado nos últimos anos. De 2006 para 2012, a participação do segmento duplicou de 15 para 30%, o que representou R$ 15 bilhões em faturamento aos pequenos negócios brasileiros.

Porém, a participação poderia ser ainda maior se os empresários conhecessem os benefícios que têm nos processos licitatórios desde a implementação do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

A fim de divulgar tais benefícios e capacitar as empresas de micro e pequeno porte, o Sebrae/PR realiza, em Toledo, o treinamento “Compras Governamentais – como fornecer para a administração pública e reduzir os riscos”. Serão três noites de capacitação, de 9 a 11 de outubro, das 18 às 23 horas, no escritório da entidade, que fica na Avenida Parigot de Souza, nº 2.339.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Deborah Steiner França, a capacitação vai mostrar os incentivos que a Lei Geral confere às micro e pequenas empresas. “Antigamente, havia receio em participar de licitações. Um dos objetivos do treinamento é fazer com que os empresários entendam a metodologia, visualizem as compras públicas como oportunidade, uma maneira garantida de venda, menos burocrática e, em muitos casos, em melhores condições que empresas de médio ou grande porte.”

Além do conhecimento da legislação, também são objetivos da capacitação promover, nos empresários, a autoconfiança para participar dos processos licitatórios; a compreensão da importância da inovação; e o entendimento de como participar, sem riscos, desse tipo de negociação com órgãos públicos. “Conhecendo o funcionamento do processo de compra e venda ao governo, o empresário tem condições de acertar mais”, defende a consultora do Sebrae/PR.

Alguns dos benefícios que a Lei Geral trouxe, reforça Deborah França, não são conhecidos pelos empresários de micro e pequenas empresas. “Muitos desconhecem que as licitações de até R$ 80 mil podem ser exclusivas à participação de empresas de micro ou pequeno porte. Já em licitações nas quais podem participar todos os tipos de empresas, as micro e pequenas também têm vantagens, como no quesito desempate”, assinala.

Para participar da capacitação de compras governamentais, que será ministrada pelo consultor credenciado do Sebrae/PR, José Altair Schimmefen, empresários de Toledo e cidades vizinhas devem inscrever-se no local do treinamento até o próximo dia 4. O investimento é de R$ 110 por inscrição. Mais informações podem ser solicitadas no Sebrae/PR em Toledo ou pelo telefone (45) 3252-0631.

Website: http://www.sebraepr.com.br