Secretários deturismo das estâncias se reúnem em SP para fomentar atrativos

São Paulo, SP 26/3/2013 – Gestores terão cursos de turismo ministrados por professores da USP

São Paulo – Secretários,diretores e gestores de turismo das estâncias paulistas se reuniram na última semana na Capital, durante encontro promovido pela Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), para discutir ações que possibilitem o fomento de seus atrativos turísticos, por meio de parcerias com outras associações do setor e de propostas sugeridas pela Aprecesp.
Durante o encontro, os secretários debateram, entre outros assuntos, sobre a possibilidade de um acompanhamento técnico aos municípios que aderirem ao Plano de Desenvolvimento do Turismo Participativo, sugerido pelo Senac; possibilitar a participação do trade turístico dentro dos conselhos municipais de turismo, e maior divulgação dos destinos.

Além disso, os secretários de turismo solicitaram à Aprecesp um estudo para verificar a viabilidade de liberação de recursos da entidade para que os municípios possam utilizá-los na elaboração de projetos executivos que visem a liberação de verba do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

Ainda durante a reunião, o presidente da Abeta(Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Luiz del Vigna; e a presidente da Abraturr (Associação Brasileira do Turismo Rural), Andréia Roque, ministraram palestra, onde cada um mostrou a importância de seus respectivos seguimentos turísticos no mapa do estado de São Paulo e do Brasil.

André Mesquita, da TAM viagens, ofereceu proposta para inserir as 67 estâncias do Estado de São Paulo na comercialização de pacotes turísticos. Como exemplo, citou as cidades do litoral norte, onde turistas poderiam conhecer a região durante a semana, com transfer e hospedagem já inclusos nos pacotes.

“Foi nossa primeira das várias reuniões de secretários de turismo das estâncias que iremos promover com o objetivo de capacitá-los e mostrarmos possíveis caminhos a serem tomados para o desenvolvimento turístico”, diz o presidente da Aprecesp, Antonio Luiz Colucci,que é prefeito de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Segundo ele, a entidade considera ser importante a profissionalização para que os agentes de turismo estejam aptos e capazes de exercer suas funções.

Cursos

Uma das primeiras ações da Aprecesp neste sentido será a realização de um curso de turismo, direcionado aos secretários e diretores municipais da área de todas as estâncias, que será ministrado por professores da USP (Universidade de São Paulo). “Cada prefeitura poderá indicar o secretário e um assessor. Serão oito aulas, uma vez por mês, com seis horas de duração”, explica Colucci.

Ainda segundo o presidente, o curso é totalmente gratuito aos participantes, exceto as despesas de viagens,alimentação e pernoites. “As aulas serão ministradas nas dependências do Lorena Flat Hotel, que foram gentilmente cedidas por Bruno Hideo Omori. No mesmo local será feita em dezembro a entrega dos certificados de conclusão do curso”,conclui o presidente.

Encontro de prefeitos

Já os prefeitos das estâncias paulistas irão se reunir em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, dias 20 e 21 de abril. As reuniões são bimestrais e servem para que os chefes de executivo possam discutir assuntos em comum entre as estâncias associadas. Na ocasião,eles irão conhecer novas linhas de crédito que serão oferecidas pela CEF (Caixa Econômica Federal).

Web Site: