Veículos movidos a combustão: 5 motivos para abandonar de vez

Curitiba/PR 3/3/2020 – Congestionamento, Aquecimento Global, Mobilidade urbana são alguns motivos para abandonar de vez os veículos movidos a combustão fóssil,e partir um elétrico.

Mesmo sem perceber, os veículos movidos a combustão são os grandes vilões desse século. Tanto para o meio ambiente como um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global. Pauta de discussões mundiais, alternativas são levantadas para melhorar a mobilidade urbana de forma consciente e sustentável. Desta forma, esse conteúdo vai apontar 5 motivos para abandonar de vez os veículos poluentes. Vale começar a pensar no futuro com veículos elétricos.

1- Veículos movidos a combustíveis fósseis estão com os dias contados. De acordo com o novo relatório do Greenpeace, produzido pelo Centro de Aeronáutica Alemão (DLR), os carros a combustão devem deixar de ser fabricados até 2028. Ou seja, em menos de 10 anos as fábricas deverão se adaptar às novas tecnologias sustentáveis. Partindo desta ideia, muitos países já planejam a proibição da circulação de veículos movidos a combustíveis fósseis. E estudam alternativas de transição para tecnologias limpas, dos veículos já existentes no mercado.

2- Mais dinheiro no bolso. Embora os veículos elétricos apresentem um investimento inicial mais alto, em longo prazo a economia pode chegar até 70%. Tal Economia se justifica a partir do baixo custo, gasto em energia elétrica, para ‘alimentar’ a bateria do veículo.

3- A saúde agradece. Com menos poluição e mais veículos leves, como bicicletas e patinetes por exemplo. Enfim, vale buscar alternativas saudáveis, mecânicas ou elétricas, para fugir do estresse diário provocado pelo trânsito dos grandes centros.

4- Preocupação com estacionamento nunca mais. Ao optar por veículos leves, nunca mais vai precisar rodar quarteirões por uma vaga de estacionamento. Seja com bikes, patinetes, skates ou outra mobilidade sustentável, basta um pequeno espaço para guardar o veículo.

5- Sem congestionamento. Pensar em um trânsito livre e que flua facilmente é quase uma utopia pra quem vive em grandes centros. Filas e filas de carros completam a paisagem, tornando as ruas caóticas. Por isso, mais uma vez optar por veículos leves farão a diferença no dia a dia. Ciclofaixas são um escape seguro do trânsito e levam muito mais rápido de um ponto ao outro. Mas pedalar por longas distâncias pode ser desgastante, a dica é utilizar bicicletas e os patinetes elétricos, esses veículos podem circular nas ciclovias.

Na dúvida, vale colocar na ponta do lápis, e avaliar o que vale mais a pena. A empresa UBER lançou uma campanha para calcular o peso do veículo em seu bolso. Neste comparativo é possível mensurar investimento na compra, impostos, consumo e quilometragem, antes de decidir a melhor opção. Uma ótima referência, inclusive pra comparar com os veículos levíssimos e partir de vez para a eletromobilidade.

Fonte:
Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/temos-10-anos-para-abandonar-carros-movidos-a-combustiveis-fosseis-ou-o-jogo-acabou-para-o-clima/

Uber: https://www.pesodoseucarro.com.br/

Website: https://www.twodogs.com.br/