Websérie conta história de projeto que já capacitou 3 mil jovens em jardinagem

Porto Alegre, RS 12/12/2019 –

Sustentabilidade, lazer, decoração, cultivo saudável. Os motivos podem ser variados, mas o fato é que a prática da jardinagem está cada vez mais presente na vida das pessoas. E, além disso, também pode representar uma importante ferramenta de inclusão social e uma oportunidade de colocação no mercado de trabalho. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de receita do setor de serviços no país avançou 0,8% na passagem de setembro para outubro de 2019. Essa é a segunda alta consecutiva do indicador, que acumula crescimento de 2,2% no período.

Da mesma forma, com o crescimento anual de volta aos dois dígitos em 2018, ano em que registrou uma evolução de 10% ao movimentar R$ 8,1 bilhões, o mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais prevê repetir o bom desempenho em 2019 e crescer 7%, índice sete vezes maior que o PIB nacional. Com isso, o segmento demonstra estar em alta, mas é preciso capacitação e treinamento para a atuação.

Nesse cenário, algumas iniciativas se destacam na busca de qualificação e oportunidade profissional a jovens que estão entrando nesse mercado de trabalho. O projeto Pró-Florescer, realizado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é o tema de “Ideias que Florescem”, lançada recentemente no YouTube. Apresentada por Carol Costa (jardineira do blog A Louça das Plantas), a websérie mostra os detalhes da iniciativa que já contribuiu para a capacitação de mais de 3 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando formação pré-profissionalizante em jardinagem. Além de valorizar essa atividade, a produção também celebra o Dia do Jardineiro, comemorado neste domingo (15), quando o terceiro e último episódio da websérie irá ao ar.

O trabalho do projeto Pró-Florescer consiste em desenvolver as habilidades intelectuais, culturais, sociais e ambientais dos jovens participantes, para que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho. São oferecidas formações em jardinagem, monitoramento ambiental e auxiliar administrativo. “A jardinagem não é apenas um jeito de fazer, mas, sim, um jeito de cuidar. Aqui nós cuidamos de vidas, isso é esplêndido”, afirma Gabriel Mathias, aluno do projeto. Além do material necessário para a capacitação, os participantes recebem bolsa-auxílio, almoço e uniforme.

A STIHL, fabricante de ferramentas motorizadas para jardinagem, é uma das apoiadoras do projeto e a realizadora da websérie “Ideias Que Florescem”. “Estamos ao lado tanto do profissional da jardinagem como daquelas pessoas que praticam a atividade como um hobby. E esta relação se dá não apenas com a produção de equipamentos de qualidade para a prática do jardinar, mas também na geração de conteúdo para capacitação do público. A STIHL tem orgulho de ser parceira do desenvolvimento desse segmento. Acreditamos que a jardinagem pode transformar realidades e o projeto Pró-Florescer é exemplo disso”, ressalta Andréia Volz, Supervisora de Comunicação da STIHL.

Outras pessoas, empresas e instituições também podem ajudar na manutenção e expansão das atividades do projeto. Por meio da Associação de Amigos do Jardim Botânico, o Pró-Florescer também recebe doações. É possível doar no site www.amigosjb.org.br ou então pelos telefones (21) 2239.9742 e (21) 2259.5026.

Website: https://www.stihl.com.br/

Web Site: