YouTube, Facebook, Instagram, Spotify, Deezer e mais: como o marketing digital está mudando a indústria da música

5/8/2020 – Estamos vendo um novo universo no que se refere a descoberta de músicas

Música, tecnologia e mídia social vêm se transformando e mostrando que o marketing digital é sim uma ferramenta essencial para a indústria musical.

O marketing digital está mudando a “cara” da indústria da música e produzindo resultados relevantes para carreira de diversos artistas no mundo todo. O mercado, em constante evolução, foi do vinil ao streaming, e agora entrou de vez na era digital para criar um campo de jogo um pouco mais uniforme para artistas da indústria musical (de todos os gêneros).

Sem shows e apresentações, artistas e produtores se reinventaram para divulgar sua música e gerar valor. Com a assessoria de agências especializadas em marketing digital artístico, a música se transformou em produto digital e passou a ser oferecida no Facebook , Google, Instagram , Twitter e YouTube, alcançando a audiência de milhões de fãs em potencial.

Eriton Bezerra, fundador da New Music , agência de marketing digital especializada em estratégias de lançamento musical e conteúdo artístico, lembra que plataformas como YouTube Music, Spotify, Deezer e Tidal também estão em alta quando o assunto é marketing digital para músicos e bandas. De acordo com Bezerra, as plataformas têm fundamentos algorítmicos, que usam o aprendizado de máquina, para determinar as preferências musicais e os hábitos de audição de seus usuários. Isso, combinado com uma série de otimizações, faz com que se abra um novo mundo da descoberta de músicas.

Com recursos que vão de texto de pitch para playlists, pre-saves a lançamentos estruturados nas redes sociais, o que não falta são soluções inteligentes para o cenário musical profissional.

Seja para alcançar interação, obter resultados ou conquistar autoridade digital é importante divulgar a música conforme o comportamento do usuário, das plataformas de streaming e com planos de ação a médio e longo prazo.

O diálogo que os artistas podem criar com seus fãs, em tempo real, pode se traduzir em grande retorno para seus negócios. Afinal, diferente de qualquer outro setor, a música tem a capacidade de se conectar emocionalmente com o consumidor e, se antes a indústria da música dependia quase completamente das vendas de discos físicos e apresentações ao vivo para gerar receita, hoje o marketing para redes digitais mostra a sua representatividade e seus resultados.

Responsáveis pelo marketing digital artístico, gestão de redes sociais e lançamentos musicais de grandes artistas, o gestor da New Music reconhece que estar na vanguarda da promoção de artistas na indústria da música exige muito trabalho e dedicação. As músicas agora são encontradas online e as bases de fãs são completamente incentivadas digitalmente, enquanto antes elas só podiam ser criadas em locais ao vivo. A capacidade de alcançar o público imediatamente e genuinamente significa que está sendo estabelecida uma conexão que antes nunca foi possível. Os profissionais de marketing digital têm uma oportunidade única de não apenas utilizar todas as ferramentas de envolvimento, mas também de gerar milhões em receita com a estratégia certa.

O marketing digital para música, sem dúvida, mudou o terreno da indústria musical. Tornou-se uma oportunidade para alavancar e destacar artistas. Das mídias sociais para o mercado de vídeos, os músicos nunca tiveram tantas ferramentas – ou concorrência – na frente deles. Aqueles que não só sobreviverão, mas também crescerão neste novo mundo da música, são aqueles que usam a Internet para se promoverem e que buscam conhecer novos públicos.

Website: http://newmusic.digital/

Web Site: