Desfibrilador: essencial para salvar vidas

São Paulo-SP 27/3/2020 – Usar desfibrilador aumenta a chance de sobrevivência

O desfibrilador é um equipamento médico-hospitalar e tem a função básica de descarregar energia elétrica contínua nos átrios ou nos ventrículos para que as fibras musculares voltem ao seu funcionamento normal.

Essa carga é aplicada no tórax através de eletrodos quando existe arritmia cardíaca (batimentos lentos ou rápidos demais) e pode ressuscitar quando ocorre uma parada cardíaca.

Função do coração

O coração é o responsável por bombear sangue para os órgãos e o resto do corpo. Funciona como uma máquina, pois ele recebe o sangue de volta em um ciclo perfeito.

A parada cardíaca é perigosa, pois pode levar a morte súbita que só pode ser revertida com desfibrilador ou massagem cardíaca e ventilação mecânica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no Brasil ocorrem 320 mil mortes súbitas todos os anos. No mundo são cerca de 20 milhões, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

86% acontece no domicílio e de forma repentina causados por estresse ou consequência de doenças pré-existentes, infarto e AVC. O atendimento deve ser rápido para evitar morte ou sequelas. A cada minuto sem socorro, a chance de recuperação cai 10% e pode ocorrer morte cerebral.

Além disso, uma parada cardíaca pode afetar adultos e crianças devido a atropelamentos, queimaduras, afogamentos e outros acidentes.

Importância do desfibrilador

O desfibrilador combinado com ressuscitação cardiopulmonar são as únicas formas de tratamento para quem sofre parada cardiorrespiratória. Se aplicada entre três a cinco minutos após o colapso, as chances de sobrevivência aumentam entre 6% a 74%.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a cada 40 segundos uma pessoa morre de doença cardiovascular e metade das mortes poderia ser evitada.

Esse equipamento é fácil de usar, é essencial para salvar vidas e cada minuto conta. Pode ser usado por pessoas sem treinamento, mas as instruções devem ser seguidas à risca.

Apesar de não ser obrigatório tê-lo em empresas ou em casa pode aumentar as chances de sobrevivência já que o socorro pode demorar a chegar.

A loja online Medbit vende o desfibrilador pelo site www.medbit.com.br ou pelo televendas (11) 4121-5311. É especializada em produtos médico-hospitalares, com funcionários qualificados para tirar todas as dúvidas, ambiente seguro de compra, pagamentos facilitados e entregas por todo o território nacional.

Website: https://www.medbit.com.br/