IBGC participa de lançamento de relato integrado promovido pelo IIRC

27/4/2013 –

O International Integrated Reporting Council (IIRC), organização que promove a integração entre as informações financeiras, de sustentabilidade e de governança em relatórios corporativos, lançou nesta terça-feira (16) uma proposta global de estrutura conceitual de relato integrado para empresas. A apresentação, realizada no Brasil e em mais nove países, foi realizada na BM&FBovespa e contou com a participação de Sandra Guerra, presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), na apresentação do projeto.
Segundo a prosposta apresentada pelo IIRC, os princípios fundamentais para a elaboração do relato integrado devem ser: foco na estratégia e orientação para o futuro; conectividade das informações; capacidade de resposta aos stakeholders; materialidade e concisão; coerência e comparabilidade. A proposta prevê que as empresas incluam em seus relatos, além do capital financeiro, informações sobre os capitais intelectual, manufaturado, humano, natural e social e de relacionamento.
“Os relatórios atuais mostram uma foto da organização, já o relato integrado oferece um filme. Tudo é interdependente no relato, sendo uma nova maneira de enxergar o mundo dos negócios. Juntos, os princípios tendem a convergir para uma comunicação concisa de valores e devem ser capazes de envolver e alinhar as diferentes áreas e temas dentro de uma organização.”, diz Sandra.
O documento ficará disponível para leitura e sugestões (em inglês), durante 90 dias, no portal do IIRC. Em breve, a versão em português estará disponível nos portais parceiros do Instituto internacional, e entre eles o IBGC. Após o período disponibilizado, as sugestões e críticas recebidas serão analisadas pelo IIRC, que irá elaborar uma nova proposta, em Londres. Em dezembro, o Conselho da entidade se reunirá para debater e finalizar o documento. O objetivo do relato integrado é atender uma demanda cada vez maior dos investidores, que desejam transparência em relação a estas informações integradas e facilidade de acesso a elas, para que possam utilizá-las em suas decisões de investimento.
O evento de apresentação do relato integrado foi aberto pelo diretor presidente da BM&FBOVESPA, Edemir Pinto, e contou com a participação de cerca de 150 pessoas. As apresentações do documento foram feitas pelos quatro membros brasileiros do IIRC, Nelson Carvalho, professor da Universidade de São Paulo; Sandra Guerra, do IBGC; Roberto Pedote, vice-presidente de Finanças e diretor de Relações com Investidores da Natura; Marco Geovanne da Silva, diretor de Participações da PREVI, além da coordenadora da comissão brasileira de acompanhamento do documento, Vânia Borgerth, representante do BNDES. coordenadora. O evento ainda contou com depoimentos de representantes de empresas que participam do projeto piloto: AES BRASIL, BNDES, Natura, Petrobrás e Via Gutenberg Consultoria.

Web Site: