Mais de 20 especialistas de hospitais de referência do país unidos em evento sobre os avanços da cardiologia

Rio de Janeiro 18/12/2020 –

Grupo médico-hospitalar dedica manhã para o debate sobre as inovações da especialidade em um ano desafiador para o sistema de saúde

As inovações da cardiologia, como os protocolos para reduzir o tempo de internação, após cirurgias da alta complexidade; os dispositivos vestíveis para monitorar e detectar arritmias cardíacas, além dos investimentos na previsão de complicações e, a consequente redução da mortalidade, entre outros aspectos, foram destaques de evento médico, realizado na manhã da última quinta-feira (17/12), em um formato totalmente online, devido à pandemia de COVID-19.

Com um time de respeitados especialistas na área, atuantes em instituições de referência do país, a exemplo dos hospitais Samaritano Paulista (SP), Barra e Botafogo (RJ), Pró-Cardíaco (RJ) e Monte Klinikum (CE), o Encontro Americas teve como objetivo trazer um panorama do que representa avanço no trato das doenças cardiovasculares, problemas que ocasionaram a morte de mais de 385 mil brasileiros só neste ano, em todo o país, conforme as informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Marco Costa, CEO do Americas, abriu o evento e enfatizou que mesmo com o cenário de pandemia no Brasil, o compromisso com a pesquisa, a inovação e a ciência seguem como prioritários para o grupo, sem deixar de lado a força e o empenho das pessoas.

“Embora as inovações sejam um reforço para a área da cardiologia, que exige atualização constante, o que nos torna mais fortes é a alta capacitação técnica desse time, alinhado ao que há de mais atual na especialidade”, disse.

Voltado para médicos e profissionais da saúde, a ação abordou diversos temas, dentre eles: o protocolo ERAS (Enhanced Recovery AfterSurgery), que diminui o tempo de internação e as intercorrências intra-hospitalares. Realizado nos maiores centros dos Estados Unidos e da Europa, chegou à rede Americas pelo Hospital Samaritano Paulista, um dos pioneiros na técnica e responsável pela disseminação dos conceitos nas demais unidades do grupo. Com o ERAS, hoje, é possível afirmar que em uma cirurgia cardíaca, considerada de altíssima complexidade, a alta hospitalar poderá ser dada em até três dias.

Os índices de sucesso associado à velocidade do protocolo são excelentes. Segundo estudo publicado no The Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery, após a implementação do protocolo ERAS na cirurgia cardíaca, foi notada uma melhora significativa nos pacientes, além da redução de custos e aumento da satisfação de paciente e da equipe.

“Esta aceleração da recuperação pós-cirurgia cardíaca começa, de fato, antes da internação e para pacientes selecionados – os de baixo risco. É um verdadeiro plano de voo, com tudo muito planejado e uma equipe treinada e sincronizada, onde tudo é ajustado à necessidade clínica do paciente”, informou Valter Furlan, diretor-executivo do Americas em São Paulo e do hospital Samaritano Paulista, unidade responsável por multiplicar esse protocolo nas demais instituições do grupo.

Vale destacar que o Samaritano Paulista acaba de receber a chancela da primeira acreditação do Brasil e da América Latina como Chest Pain Center pelo American College of Cardiology, importante associação médica sem fins lucrativos, com sede em Washington, responsável por credenciais e qualificações relacionadas a especialidades cardiovasculares.

Alexandre Siciliano, diretor médico do Hospital Pró-Cardíaco, unidade de referência em alta complexidade no Rio de Janeiro, apresentou uma palestra sobre como as instituições de alta confiabilidade geram valor para o sistema de saúde. “O objetivo foi traçar uma jornada institucional em um ano complexo no setor que mesmo com os altos desafio, nos permitiu oferecer um cuidado certo, seguro, especializado e com elevada qualidade técnica”, observou o especialista que ressalta a necessidade de uma transformação como indivíduos e profissionais, especialmente após o 2020, com aprendizado de novas competências e investimento em capacitação técnica.

No evento, o uso da tecnologia para o rastreio de fibrilação com o uso de tecnologias vestíveis (do inglês Wearable Technology) foi outro tema de destaque. Na palestra “Inovação em Arritmias – Rastreamento de fibrilação com wearables”, apresentada pela especialista Eduardo Saad, coordenador do serviço de arritmias e estimulação cardíaco do Samaritano de Botafogo e do Pró-Cardíaco.  “Esses aparelhos, a exemplo dos smart watches são bem fiéis em registrar o ritmo cardíaco e dar um diagnóstico preciso, inclusive, evitar um provável acidente vascular cerebral (AVC) indicado em sinais iniciais”, informou.

Outro tema dentro das inovações alavancadas com a pandemia foi o uso massificado da Telemedicina, como apontou Celso Musa, coordenador da cardiologia dos hospitais Samaritano Barra e Vitória, no Rio de Janeiro. “Apesar de todos os problemas enfrentados, a possibilidade de consultas remotas nos permitiu acompanhar os pacientes e direcioná-los para o cuidado certo nesse cenário preocupante que estamos vivenciando. Sem falar que, hoje, no Americas o suporte especializado em cardiologia está disseminado para todos os pacientes que precisam desse tipo de suporte em qualquer uma de nossas unidades”, finalizou.

Abaixo, o link com a programação completa:
https://sistemabi.com.br/amil/webinar/americas/Default.aspx?ev=F86F78EA50D9E91A&ca=EV1720SJ1299D20WID8UYYCJFH43RJ3010W

Website: https://www.americasmed.com.br/

Web Site: