Maternidade em Tempos de Pandemia (COVID-19)

São Paulo 5/8/2020 – Se por um tempo a tendência foi terceirizar e automatizar o cuidado materno-infantil, hoje, o objetivo é voltar às raízes e estreitar os laços entre Mãe e Filho

Como a tecnologia tem facilitado a relação entre mães e filhos

Quem tem filhos sabe que a maternidade não é fácil. Isso porque ela é cercada de desafios e aprendizados tão – ou mais – rápidos quanto o desenvolvimento da própria criança. Mesmo àquelas que já têm um ou mais filhos, as dúvidas são tão presentes quanto os choros e o auxílio dos mais experientes nessas horas é fundamental.

Os conselhos de avós, bisavós, tias e amigas com filhos sempre foram amparo e solução nos momentos difíceis. Contudo, em tempos de pandemia e isolamento social, esse contato foi prejudicado, forçando mães e pais a procurarem outras formas de auxílio, utilizando a tecnologia como intermediária.

Maternidade 4.0

Uma pesquisa realizada pela Nicequest mostrou que, durante a gravidez, as mães aumentam cerca de 10% a quantidade de pesquisas realizadas online, a fim de obter informações, sanar dúvidas e trocar experiências sobre a gestação.

Segundo o estudo, a relação das mães com a internet passa por quatro fases principais, classificadas em gravidez (compreendendo todo o período da concepção até o parto), primeiras semanas, mãe madura e mãe veterana, respectivamente.

Apesar da mudança de interesses e atitudes em cada uma delas, a interação digital das atuais e futuras mamães é sempre intensa.

Aliás, durante a pandemia, onde a ida aos hospitais só é recomendada em casos de extrema necessidade, o número de pesquisas relacionadas à saúde na internet, que já era de mais de 53%, só fez aumentar.

Prova disso é o próprio Google Trends, que mostra a ascensão de pesquisas relacionadas à amamentação. As buscas sobre “como amamentar corretamente”, por exemplo, dobraram nos últimos 90 dias, enquanto a procura online por medicamentos permitidos às lactantes cresceu mais de 2.000% no mesmo período.

O Papel da Internet na Maternidade

A enfermeira obstetra e especialista no cuidado materno-infantil Aline Fernandes, fundadora da Home Baby Assessoria, afirma que, apesar de importantes, as orientações dadas na maternidade são muitas vezes insuficientes, levando inúmeras mães a recorrerem à internet para obter informação rápida e confiável.

O canal da empresa no YouTube não deixa dúvidas: são mais de 61 mil acessos desde sua criação, há pouco mais de dois anos. Os números são ainda mais impressionantes no Instagram da Home Baby Assessoria, que coleciona mais de 211 mil seguidores e conta com diversos depoimentos de mães, inclusive famosas, que foram ajudadas pela iniciativa.

Tanto sucesso pode ser explicado pelo próprio comportamento das mães, que priorizam conteúdos educativos, gerados por especialistas no assunto, como forma de tornar esse período tão delicado um pouco mais simples e mais prazeroso para ela e para o bebê.

Logo depois dos especialistas, vem a troca de experiências com outras gestantes, o que também conta pontos a favor de Aline. Isso porque apesar dos anos de experiência em obstetrícia, a profissional vive agora um momento único: a espera do seu primeiro filho, Samuel, cujo nascimento está previsto para o final de agosto.

Conexão física e online

Tanta informação e a impressionante adesão das mães ao universo digital não poderia ter significado mais poético: “nos conectamos online para nos conectarmos ainda mais com nossos filhos”, diz Anna, mãe da pequena Eloá.

Se por um tempo a tendência foi terceirizar e automatizar ao máximo o cuidado materno-infantil, hoje, o objetivo é voltar às raízes e estreitar os laços entre mãe e filho.

Nesse sentido, tudo relacionado à amamentação, sono, alimentação, preparação e recuperação pré e pós-parto, entre outros assuntos, não só retornaram como ganharam ainda mais força nos últimos anos.

A maternidade em tempos de pandemia sofreu diversas mudanças, porém, também reforçou aqueles que são os laços mais importantes na vida de uma mulher.

Graças à tecnologia e as ferramentas disponibilizadas através dela, mães de primeira viagem, profissionais da área, gestantes e/ou aqueles que tiveram seus bebês recentemente podem contar com informação segura e confiável, além de compartilhar momentos marcantes desta fase inigualável.

 

Website: https://www.homebabyassessoria.com.br/

Web Site: