Mercado imobiliário de Campinas coloca cidade à frente de grandes capitais

Campinas-SP 21/10/2019 – Ainda com relação à locação comercial, Campinas teve a segunda maior taxa anual de rentabilidade (6,16%), ficando atrás apenas de Salvador (7,49%).

Mercado imobiliário de Campinas coloca cidade à frente de grandes capitais. Pesquisa traz números positivos para o setor na cidade e aponta oportunidade para investidores.

Depois de um período de estagnação nos últimos anos, o interior de São Paulo está retomando o crescimento do mercado imobiliário. Na cidade de Campinas, o setor apresenta sinais bastante otimistas de recuperação, o que tem gerado entusiasmo e confiança em todo o segmento, das incorporadoras e construtoras aos investidores e imobiliárias.

Dados regionais mostram que Campinas vem se destacando no mercado imobiliário brasileiro – até mesmo se comparada com as principais capitais. Números apresentados pelo último  informe do Índice FipeZap de Venda e Locação Comercial, de julho/19, que avaliou dez cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Salvador, Campinas e Niterói), apontam que a cidade do interior paulista está à frente com a maior variação no preço médio de locação de salas e conjuntos comerciais (+1,54%), enquanto capitais como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram variação de +0,51%, +0,27% e +0,06%, respectivamente.

Analisando os últimos 12 meses, Campinas apresenta uma variação anual superior no preço médio de locação de imóveis nesta categoria, quando comparada à São Paulo, considerada o maior mercado imobiliário do país: +3,08%, enquanto na capital este número é +0,55%.

Ainda com relação à locação comercial, Campinas teve a segunda maior taxa anual de rentabilidade (6,16%), ficando atrás apenas de Salvador (7,49%), à frente, portanto, de todas as outras localidades consideradas pela pesquisa. Ficou, também, acima da média ponderada entre as dez cidades avaliadas, que foi de 5,31%.

Ótima oportunidade para incorporadoras e construtoras da região. É o caso da Building Empreendimentos, incorporadora com sede em Campinas que desenvolve e executa projetos de alto padrão desde 2009, e confirma este cenário favorável para os negócios. Para o diretor executivo da Building, Roberto Mangabeira, as empresas da região são as grandes responsáveis por colocarem Campinas na posição de destaque em que ela se encontra. “Como somos daqui, entendemos as particularidades do nosso consumidor, temos conhecimento da região e o que move nossa economia, e isso faz com que a escolha dos produtos seja mais acertada”, explica.

Em setembro de 2018, por exemplo, a empresa lançou na região um loteamento de médio-alto padrão com valor geral de vendas de R$ 100 milhões e, em menos de 90 dias, atingiu 95% das unidades vendidas.

O diretor executivo da V7brasil, empresa especializada no segmento, responsável pela gestão comercial deste empreendimento, Fábio Valle, destaca: “Mesmo sendo lançado em um momento de incertezas políticas e econômicas nacionalmente, a força do mercado local tornou o empreendimento um dos maiores cases de vendas da região”.

Para este semestre, a aposta da incorporadora é o Sky Galleria, torre de 14 lajes corporativas com conceito Triple A que estará inserida no Galleria Shopping, (pertencente ao Grupo Iguatemi), que além de ser uma das regiões de maior prestígio da cidade, é um polo consolidado com altas taxas de ocupação e forte crescimento imobiliário. Além da torre corporativa, com espaço multiuso no térreo, mezanino, rooftop, espaço para eventos e heliponto, a área de expansão do shopping deverá englobar um hotel e ainda abrirá espaço para a conveniência do centro de compras. Com a expansão, o Galleria Shopping, que hoje possui aproximadamente 33 mil m² de área bruta locável (ABL), atingirá em torno de 40 mil m² de ABL.

O empreendimento ficará próximo à vasta concentração empresarial e comercial da Rodovia D. Pedro, uma via de ligação regional caracterizada pelo acentuado crescimento urbano que vem atraindo o setor imobiliário, a 9 minutos da Rodovia Anhanguera e 28 minutos do aeroporto de Viracopos.

Sobre a cidade de Campinas

Conhecida como “Vale do Silício Brasileiro”, a cidade concentra 1/3 da população industrial do estado de São Paulo, sedia institutos de pesquisas, incubadoras, um parque metalúrgico e mais de 30 empresas de tecnologia, que justificam os títulos de maior centro tecnológico nacional e maior polo industrial do Brasil.

Com alto potencial de consumo, possui o 3º maior PIB do estado, segundo o IBGE, e tem a construção civil como uma de suas principais atividades econômicas.

SOBRE A BUILDING

A BUILDING é uma incorporadora com sede em Campinas que, desde 2009, desenvolve e executa projetos residenciais, comerciais e industriais de alto padrão. A empresa atua da concepção do projeto até a entrega do empreendimento, além de trabalhar a venda e o pós-venda de seus produtos, em parceria com outra empresa do grupo, a NEXT SOLUÇÕES IMOBILIÁRIAS. Nos últimos seis anos, a BUILDING entregou mais de 40 mil m² de empreendimentos de alto padrão, em áreas nobres na região de Campinas.

Website: http://buildingeng.com.br/portfolio/sky-galleria/