Onduline recebe Selo Ecológico Falcão Bauer pelas telhas de fibra vegetal

26/3/2013 –

A Onduline, multinacional francesa fabricante de telhas onduladas de fibra vegetal, é a primeira empresa do setor a receber o Selo Ecológico do IFBQ – Instituto Falcão Bauer de Qualidade, importante selo lançado em novembro de 2007 com o objetivo de certificar, comprovar e garantir produtos e tecnologia sustentável tanto para os consumidores quanto para os profissionais do mercado de construção civil.

Durante o processo de certificação, a empresa se manteve dedicada a trabalhos, análises rigorosas e controles de seus processos que envolveram:

• Qualificação e monitoramento de fornecedores de matérias-primas e serviços, através da avaliação de informações relativas à composição, processo produtivo e controles operacionais.
• Atendimento a requisitos legais aplicáveis relacionados aos aspectos ambientais da fabricação, distribuição e disposição final do produto.
• Atendimento a requisitos relacionados à avaliação dos impactos ocorridos nas diferentes etapas do ciclo de vida do produto. Para cada uma das etapas (pré-produção, produção, transporte, uso e pós-uso) foram avaliados impactos ambientais de materiais, energia, resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas para obtenção do índice de desempenho ambiental do produto.
• Realização de amostragens e ensaios laboratoriais para atendimento a requisitos regulamentares de qualidade (desempenho técnico do produto).
• Realização de amostragens e ensaios laboratoriais para caracterização química do produto a fim de detectar a presença e/ou dosagem de elementos tóxicos ou poluentes.
• Identificação e planejamento de operações associadas aos aspectos ambientais significativos e implementação de procedimentos para controlar situações onde sua ausência possa acarretar desvios.
• Envolvimento na melhoria das condições ambientais e sociais da comunidade.

Tais ajustes contribuíram para que a empresa pudesse conquistar o Selo Ecológico Falcão Bauer, atestando ao mercado sua preocupação com práticas economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas.

As telhas da empresa são feitas de fibras vegetais extraídas através de um processo de reciclagem de alta tecnologia. Com este processo de fabricação a empresa chega a produzir em um ano cinco milhões de telhas evitando o corte de 500 mil árvores. Para manter a qualidade e segurança os produtos passam também por um processo de impermeabilização com cimento asfáltico aquecido, que não provoca liberação de gás carbônico.

“A conquista deste selo, o primeiro na área de coberturas e telhas no Brasil reconhece o esforço diário de nossos colaboradores e fornecedores em realizar processos controlados, cuidadosos e alinhados com as politicas mais atuais de preservação ambiental. Este compromisso, que figura entre nossos 3 valores fundamentais vai além da retórica, faz parte de nosso dia a dia e de nossa cultura, e a conquista do selo é o reconhecimento disto por quem entende do assunto” . afirma Ricardo Bressiani, Diretor Geral da Onduline na América Latina.

Na fábrica situada em Juiz de Fora, a Onduline utiliza recursos que são reaproveitados e reciclados, unindo tecnologia e sustentabilidade. O consumo total de energia no processo produtivo é menor que 3 kwh por m² de telha (energia elétrica e gás natural). A água utilizada na fabricação é reaproveitada através de um circuito fechado, sendo feita a reposição apenas do que é evaporado.

“Analisando todos os cuidados tomados pela Onduline fica fácil entender porque a nossa “pegada de carbono” de apenas 4 kg de CO² (Medida global realizada por PÜR PROJECT _ França) por m² é uma das menores da indústria da construção e a menor entre as coberturas inventariadas (banco de dados disponível na Europa – ADEME)”, explica Bressiani.

Sobre a Onduline

Criada em 1950 na França, o Grupo Onduline – o maior fabricante de telhas de fibra vegetal do mundo – nasceu com o objetivo de suprir a necessidade do mercado por uma telha mais leve, resistente, flexível e durável.

A empresa atua na indústria de construção civil com produtos sustentáveis dentro do seu processo de produção, utilizando recursos que são reciclados e reaproveitados. Na fábrica, por exemplo, o consumo total de energia é de 2,8 kwh por m² de telha (energia elétrica e gás natural). A água é reaproveitada, pois o circuito é fechado, havendo apenas a reposição do que é evaporado.

Hoje, a Onduline possui 40 filiais internacionais e 10 fábricas em funcionamento em vários países, como França, Itália, Malásia, Turquia, Espanha, Polônia, Estados Unidos, Brasil e Rússia e seus produtos são comercializados em mais de cem países.

A fábrica brasileira da Onduline foi inaugurada em Juiz de Fora em maio de 2006. O objetivo era trazer ao mercado brasileiro uma telha ecológica, leve e de fácil instalação.

O Grupo Onduline prioriza questões fundamentais como design, meio ambiente, eficiência e versatilidade. Por isso, é muito mais do que uma simples marca de telhas. É a marca da inovação em cobertura, sem deixar de lado a questão da sustentabilidade. A empresa oferece soluções completas, tanto para novos projetos quanto para reformas, sub e sobre coberturas de telhados.

Website: http://www.estudiodecomunicacao.com.br/sala-de-imprensa/onduline-recebe-selo-ecologico-falcao-bauer-pelas-telhas-de-fibra-vegetal/