Programa Jovem Aprendiz está com reserva de vagas abertas

Uberlândia 11/7/2013 –

Com foco na responsabilidade social, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac Uberlândia oferece o Programa Jovem Aprendiz (PJA), que dá oportunidade de qualificação aos adolescentes, além de beneficiar as empresas conveniadas com a descoberta de novos profissionais com mão de obra qualificada. Em Uberlândia o programa já existe há 15 anos e 29 turmas estão em andamento.

Até o dia 12 de julho os empresários podem fazer a reserva de vagas, para as novas turmas abertas no programa, através do site www.mg.senac.br (no link Cursos) ou pelos telefones: 3231-5018 / 3231-6195 / 3235-0171. Já os jovens, entre 14 e 24 anos, que desejam participar do PJA devem entrar em contato com as empresas do segmento de comércio de bens e serviços, solicitando o cadastro. Se forem selecionados, pela empresa, serão admitidos como aprendizes e matriculados na unidade de ensino do Senac, por um período de até um ano.

As empresas contribuintes do Senac não têm custo para matricularem os aprendizes. Aquelas que ainda não contribuem e que queiram matricular aprendizes, terão que efetivar um contrato de prestação de serviços na unidade do Senac.

Durante o ano os aprendizes, simultaneamente à prática na empresa, frequentam a unidade do Senac Uberlândia, em semanas alternadas. Assim adquirem o conhecimento teórico e prático, e são capacitados para desenvolver ações de empreendedorismo corporativo e social nas empresas. No Senac, os jovens passam por três módulos de aprendizagem: básico – comum para todos os cursos -, onde são desenvolvidos projetos como: Leitura com Prazer, Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Corporativo, Empreendedorismo Pessoal, Meio Ambiente e Gentileza; o módulo noções de informática – também comum para todos os cursos; e o módulo específico – trabalham conteúdos específicos de cada curso, como por exemplo, no curso de Aprendizagem em Serviços de Supermercado, são trabalhadas as rotinas de um supermercado.

O principal objetivo do Programa Jovem Aprendiz (PJA), é o 1º emprego e a capacitação do jovem para exercer posição no mercado de trabalho. Aliado a isso, são desenvolvidos projetos que contribuem para o desenvolvimento da cidadania desses jovens, como incentivo à leitura nas escolas, atenção aos idosos, entre outros.

Além do acompanhamento que o Senac faz com os jovens aprendizes dentro da empresa, ele também se preocupa com os aprendizes em suas atividades na escola regular, sendo assim são feitos relatórios que são revisados pelo Supervisor Pedagógico da Aprendizagem no Senac. Todo jovem aprendiz, obrigatoriamente, deverá apresentar documento que comprove a sua matrícula no ensino regular ou conclusão do ensino médio.

Cursos oferecidos

Para as novas turmas de jovens aprendizes, que começam no dia 9 de setembro serão oferecidos os seguintes cursos: Aprendizagem em Serviços Administrativos, com 190 vagas; Aprendizagem em Help Desk, 25 vagas; Aprendizagem em Vendas e Telemarketing, 90 vagas; Aprendizagem em Serviços de Supermercado, 100 vagas.
Nos últimos cinco anos mais de mil alunos já foram empregados por mais de 50 empresas participantes do Programa Jovem Aprendiz (PJA). O União Atacadista é uma dessas empresas, desde 2003 participa do PJA. Cerca de 50 jovens já passaram pelo programa e muitos deles se destacaram pela dedicação e comportamento, tiveram oportunidades de efetivação e crescimento na empresa. Como no caso da atual colaboradora Suzana Julião Gonçalves, que iniciou o programa em 2004, posteriormente teve uma oportunidade como estagiária de ensino médio. Em 2007 foi efetivada na área de compras, e recentemente promovida à analista de controladoria.

Suzana Julião Gonçalves, ex-aluna, fala que o benefício de participar do PJA do Senac é ingressar no mercado de trabalho com experiência, responsabilidade e conhecimento em muitas áreas que envolvem as rotinas diárias dentro de uma organização. “Quando iniciei no programa, em 2004, fui muito bem recebida, o que é fundamental para quem está começando. Na época, fazia o curso no Senac e depois desenvolvia as minhas atividades de Jovem Aprendiz no União Atacadista em semanas alternadas”, contou Suzana. Ela ressalta ainda que para obter sucesso no programa, tem que ter determinação. “É necessário comprometimento para estudar e trabalhar em uma fase tão jovem da nossa vida”, completou.

Segundo Camilla de Paula Almeida, analista de recursos humanos, do União Atacadista, a empresa tem no programa uma oportunidade para os jovens aprendizes não somente ingressarem no mercado de trabalho mas, principalmente, vivenciarem a rotina organizacional, o que contribui para a escolha profissional e, ainda, para o amadurecimento pessoal. “É sem dúvida um projeto de cunho social, que na nossa empresa, em parceria com o Senac, vem dando certo”, finalizou Camilla.

Serviço:
Programa Jovem Aprendiz (PJA) – Senac Uberlândia
Quando: Até o dia 12 de julho os empresários podem fazer a reserva de vagas através do site www.mg.senac.br (no link Cursos) ou pelos telefones: 3231-5018 / 3231-6195 / 3235-0171. De 15 a 19 de julho – entrega da documentação (guias) para validação da reserva.

Os jovens, entre 14 e 24 anos, que desejam participar do Programa Jovem Aprendiz devem entrar em contato com as empresas conveniadas e solicitar o cadastro no programa.

Website: http://www.gacomunicacao.com.br