Utilização da TI aponta aumento de eficiência na rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul e Goiás
São Paulo 11/2/2020 – O apoio da Tecnologia da Informação na área da Saúde tem proporcionado ganhos de produtividade significativos.
Já presente em diversas atividades do cotidiano, a Tecnologia da Informação tem contribuído para garantir mais eficiência e agilizar o acesso à saúde pública. Investir em estruturas digitais eficientes é um fator primordial para oferecer atendimento de qualidade à população. O mercado está passando por uma revolução e a presença de tecnologias inovadoras tem pautado constantemente as discussões da área, destaca Jair Francisco Pó, vice-presidente da Duosystem, companhia de tecnologia, especializada em inteligência e inovação em Saúde.
O setor aproveita as mudanças em curso e se adequa às melhores tecnologias e soluções existentes para transformar o atendimento aos pacientes. Presente em três estados e mais de 970 municípios brasileiros, a Duosystem é uma empresa de tecnologia, especializada em oferecer soluções de inteligência e inovação em saúde. A plataforma tecnológica da companhia, tem contribuído para tornar a gestão dos serviços mais eficiente e transparente, afirma o vice-presidente da empresa, Jair Francisco Pó.
Atualmente, as centrais de regulação de vagas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás são algumas das que já utilizam a tecnologia da informação, através da plataforma Duosystem para garantir mais eficiência no processo. Para se ter ideia, nossa solução permitiu a intermediação e o agendamento de mais de 7,5 mil regulações de consultas, exames e procedimentos, 6,6 mil de urgência e 443 internações no estado do Mato Grosso do Sul em janeiro de 2020. No estado de Goiás, foram consolidadas mais de 3,7 mil regulações de urgência no mesmo período. “Mais agilidade, transparência e qualidade no processo de regulação”, declara Jair Francisco Pó.
Vale ressaltar que a empresa também divulgou no último ano, um balanço positivo de produtividade, que apresenta os ganhos de eficácia que a utilização da TI pode proporcionar no setor da saúde. “Estamos constantemente preocupados em oferecer soluções ágeis, transparentes para otimizar os processos da área, como a regulação”, destaca Jair Francisco Pó. Em 2019, por exemplo, a plataforma da Duosystem intermediou o agendamento de mais de 128 mil regulações de consultas, exames e procedimentos, 73,3 mil de urgência e 1.629 internações no estado do Mato Grosso do Sul em 2019. No estado de Goiás, foram consolidadas mais de 23,5 mil regulações de urgência no mesmo período.
A companhia também possui experiência exitosa no estado de São Paulo, onde fornece sua tecnologia para a utilização da Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), serviço que operacionaliza as ações de regulação da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. “Por lá, a Duosystem registrou a intermediação do agendamento de 11,6 milhões de consultas, 7,7 milhões de exames e procedimentos, além de 723,9 mil regulações de urgência e 1,3 milhão de internações ao longo de 2019.
Ainda em São Paulo, a companhia é responsável pelo desenvolvimento de um aplicativo inédito para auxiliar os pacientes a agendar a retirada de medicamentos nas farmácias estaduais. O app “Remédio Agora” permite que o usuário programe melhor sua rotina de ida à unidade. Com poucos “cliques”, o paciente seleciona o remédio que utiliza e a data e o horário viável para retirá-lo, além de agendar a renovação do pedido para obtenção do remédio e verificar, por exemplo, se há indisponibilidade momentânea do mesmo. Mais mobilidade, facilidade e transparência nos procedimentos.
Mais do que exaltar o balanço positivo registrado pela empresa ao longo dos últimos anos, é essencial mencionar que trabalharemos continuamente para crescermos e expandirmos nossa atuação no setor. “Há muitos desafios a serem vencidos e nós não podemos parar. Inovação é a palavra do momento”, conclui Jair Francisco Pó.
Website: https://www.duosystem.com.br/