Profissão Advogado: Expectativas x Realidades

23/5/2013 –

As expectativas dos jovens interessados em cursar Direito, são inúmeras. Mas a realidade é uma só, e para qualquer área: dedicação. Michele Hamuche, advogada sócia do escritório Valverde Advogados, aconselha para aqueles que já estão com um pé no vestibular e outro no ensino médio.

“O curso de direito exige 100% de comprometimento e o mais importante, gostar do que se está fazendo. Muitos não sabem se prestam vestibular para o que realmente desejam, ou se realizam o capricho dos pais”, diz Michelle. “Isso não funciona. Você precisa gostar, amar o que está fazendo, só assim terá sucesso e retorno financeiro a longo e curto prazos” garante.

Para Michelle, a escolha pelo Direito, pode ser vista hoje, após 20 anos de experiência, como um grande caminho percorrido rumo ao sucesso, mas com muita humildade – algo que falta no jovem hoje em dia. “No começo não é nada fácil. Tem que ralar muito. Correr de um fórum para outro, entre outras tarefas. Perdi as contas de quantas vezes cheguei chorando em casa a noite, mas hoje vejo como cada esforço valeu à pena”.

Alto número de cursos x baixa aceitação OAB

Existe uma grande preocupação dos vestibulandos, a falta de qualidade de muitos cursos de direito que estão sendo oferecidos. Há um número enorme de faculdades que oferecem o curso, e, no entanto, uma baixa entrada na OAB. Isso mostra que os jovens têm que se empenhar em entrar nas melhores universidades. “Quando prestei, a prova da OAB era oral, fui a ultima turma a pegar esse tipo de prova. Hoje já é tudo diferente, mas ainda assim, a aceitação não condiz com o número de cursos que existem na cidade” explica Michele.

Experiência no Exterior

Inglês já se tornou uma obrigação no currículo de todos. O inglês fluente é requisito básico, e uma segunda língua já é esperada também. “Uma dica que eu dou a todos que tenham a oportunidade é ir morar no exterior. Não importa o país, o que importa é a experiência adquirida tanto no âmbito pessoal, em termos de amadurecimento, quanto profissional.” Conta a advogada, que morou em Nova York e cursou LLM na Pace University.

Escritório particular x Carreira Pública

Após os cinco anos de universidade chega a hora dadifícil decisão dos jovens: Seguir carreira pública ou trabalhar com escritório particular? “Decidi logo que me formei a trabalhar com escritórios grandes e após experiência de mercado, abri o meu próprio escritório. Na época eu pensava em atender meus próprios clientes e ganhar meu dinheiro rápido. Hoje, com filhos e casada, eu optaria pela carreira pública,pois dá oportunidade de maior estabilidade e mais flexibilidade para estar com a família.” Diz Michele.

Profissão 24 horas

Não é só médico que recebe ligações a toda hora. Os advogados também. “Às vezes estou em casa no final de semana e recebo ligações de meus clientes, e isso é normal para quem quer ingressar na área. Temos que estar sempre disponíveis e à disposição de nossos clientes, para tirar uma dúvida, para esclarecimentos e afins.” Explica Michele. “Essa profissão é gratificante, porém trabalhosa. A gente não para um segundo” complementa.

Sobre Valverde Advogados

O escritório de advocacia Valverde Advogados dos sócios Mariana Valverde, Michelle Hamuche, Rodrigo do Santos Carvalho e Julia Souza Q. Pascowitch, atua há 12 anos no mercado, com força na especialidadeFashion Law,área que já ganhou destaque nos Estados Unidos e na Europa.O escritório atende casos de Direito de imagem, Direito Publicitário, Regulamentar, Propriedade Intelectual e Concorrencial, dentre outros.

Web Site: