Palas Athena realiza o encontro “Em Cena”, sobre o filme “As Aventuras de Pi”

São Paulo / SP 10/4/2013 –

A Associação Palas Athena realiza, em 18 de abril de 2013 (quinta-feira), das 19h30 às 21h30, o encontro “Em Cena”, que será um espaço de reflexão a partir do filme “As Aventuras de Pi”, mediado pela psicóloga Mônica Guttmann. Uma obra cinematográfica desperta emoções e pensamentos diversos em quem a assiste, e o “Em Cena” tem o propósito de discutir e expor diferentes abordagens sobre o filme indicado.

Serão exibidos trechos da obra para ilustrar os temas propostos pela professora Guttmann como forma de aprofundamento e questionamento sobre os possíveis insights que o filme proporciona quando assistido com um olhar atento. Os participantes serão também convidados a falar sobre suas experiências como expectadores. É recomendado que todos assistam ao filme na íntegra antes do encontro para que possam discutir e refletir.

Dirigido pelo taiwanês Ang Lee, vencedor do Oscar 2013 e adaptado do livro homônimo de Yann Martel, o filme conta a história de um garoto indiano, chamado Pi, que se vê à deriva no oceano Pacífico na companhia de uma hiena, uma zebra, um orangotango e um tigre de bengala, após o naufrágio do navio que levava sua família de mudança para o Canadá.

“O filme é interessante porque traz muitas histórias dentro de uma única história e cada um projeta e vê aquilo que lhe toca mais. A busca e o desenvolvimento da espiritualidade; o encontro consigo mesmo, com o diferente e com as diferenças; os apegos e desapegos e os paradoxos da fé. Podemos vê-lo também como uma despedida da infância e entrada no momento adulto, onde a criança interna insiste em permanecer viva”, comenta Mônica Guttmann.

“A experiência de assisti-lo é extremamente profunda, pois as pessoas projetam o que alcançam de si mesmas e de seus próprios processos de crescimento. Pi e o tigre lutam pela sobrevivência e criam um vínculo tão profundo que este torna-se o sentido para a sobrevivência de Pi”, completa.

Mônica Guttmann é psicóloga formada pela PUC-SP, arteterapeuta e escritora. Oferece palestras e cursos sobre criação literária, arteterapia, educação e psicologia, no Brasil e no exterior. Tem vários livros publicados, para o público infantil e adulto, e escreve textos, artigos e crônicas em revistas e livros sobre arteterapia, psicologia e educação.

Em Cena – As Aventuras de Pi
Data: quinta-feira, 18 de abril de 2013
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Associação Palas Athena
Endereço: Alameda Lorena, 355, Jardim Paulistano, São Paulo (SP)
Programação completa e inscrições pelo site: www.palasathena.org.br
Valor: R$ 30,00
Mais informações: (11) 3266-6188

Sobre Associação Palas Athena
É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a missão de aprimorar a convivência humana, desenvolvendo ações educativas por meio da educação, da cultura e promoção do desenvolvimento social. Para conhecer mais sobre os cursos, palestras e atividades, acesse: www.palasathena.org.br.

Web Site: